Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

ONG Cabelegria confecciona mais de 13 mil perucas para pacientes oncológicas

Mariana Robrahn fundadora da Cabelegria - Fonte ASCOM (1)

 

Cabelegria busca resgatar autoestima de mulheres em tratamento com doação de perucas

A ONG Cabelegria, criada em 2013, já confeccionou mais de 13 mil perucas com cabelo humano para doar a pacientes oncológicos de todo o Brasil. De forma gratuita, a organização impacta milhares de pessoas em tratamento contra o câncer, resgatando a autoestima por meio dessas perucas, que são enviadas pelos Correios.

Desde sua criação, a Cabelegria experimentou um crescimento notável. Os números atuais refletem o impacto significativo que essa iniciativa alcançou: mais de 345.985 cabelos doados, envolvimento de uma costureira dedicada e a operação de quatro bancos de perucas, além da ajuda de dezenas de voluntários e um ateliê em São Paulo.

Conforme aponta Mariana Robrahn, uma das fundadoras e atual presidente da ONG, a motivação por trás da criação da Cabelegria reside na compreensão de que o diagnóstico de câncer pode ser avassalador, especialmente para as mulheres. Além dos desafios de saúde, a perda de cabelo, as mudanças no corpo e a perda da feminilidade somam-se aos temores relacionados à mortalidade.

“Nosso objetivo sempre foi empoderar e trazer conforto às pessoas que enfrentam a jornada difícil do câncer. Acreditamos que, ao doar cabelos e fornecer perucas, não estamos apenas ajudando fisicamente, mas também emocionalmente. Queremos que cada pessoa que receba uma peruca se sinta bela e confiante, porque sabemos que isso faz toda a diferença durante o tratamento”, reforça.

A Cabelegria também foi responsável por inaugurar o primeiro e único Banco de Perucas Móvel do mundo, em outubro de 2016. Seu objetivo, conta Mariana, é arrecadar doações de mechas de cabelos e distribuir perucas a pacientes oncológicos por meio de ações em hospitais, parques e até mesmo shows. Além disso, o caminhão também promove ações de beleza, como maquiagem e penteado, para mulheres em tratamento.

  Cada peruca é feita a partir de 5 a 7 doações de cabelo, com custo de produção médio de 100 reais por unidade. A ONG Cabelegria tem como princípio fundamental a gratuidade em todas as etapas do processo e aceita doações de cabelo de todos os tipos, mesmo aqueles que foram submetidos a processos químicos, com no mínimo 15 centímetros de comprimento. O procedimento de doação é fácil e envolve algumas etapas: Após lavar e deixar o cabelo secar naturalmente, junte-o em um rabo de cavalo e prenda com firmeza usando um elástico de dinheiro. Para facilitar o manuseio, coloque a mecha de cabelo em um saco plástico. Agora é só enviar para o endereço da ONG Cabelegria: A/C Cabelegria Caixa Postal – 75207 São Paulo/SP CEP. 02415-972

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded