Ação identificou 36 homens apontados pela polícia como integrantes do núcleo operacional e financeiro da facção, entre eles a chamada Tropa do César.
Por Felipe Freire, Leandro Oliveira, Leslie Leitão — Bom Dia Rio
12/12/2025 — 06h50 • Atualizado há 35 minutos
A Polícia Civil do RJ iniciou, nesta sexta-feira (12), a Operação Trunfo Final, em Anchieta, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de desarticular um núcleo operacional, logístico e financeiro do Comando Vermelho (CV) que atua na comunidade Az de Ouro. Até a última atualização desta reportagem, 10 pessoas haviam sido presas.
Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da 14ª DP (Leblon) e de outros departamentos especializados saíram para cumprir, ao todo, 36 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão.
Segundo a polícia, a região abriga um dos principais braços armados da facção, identificado como Tropa do César, grupo responsável por impor disciplina, realizar ataques coordenados e manter o domínio territorial em favor do Comando Vermelho.
A investigação da DRF aponta que os 36 procurados tinham funções bem definidas dentro da quadrilha, incluindo liderança operacional, gerência do tráfico, distribuição de armas, atuação como “soldados” e responsabilidade pela arrecadação e movimentação financeira.
As equipes também afirmam ter identificado transferências bancárias destinadas ao custeio das atividades criminosas. A Polícia Civil destaca que o trabalho de inteligência permitiu mapear conexões internas, estrutura de poder e logística do grupo.
“A Operação Trunfo Final recebeu esse nome em referência direta ao ás de ouros, carta que simboliza poder, supremacia e domínio — a mesma forma como a facção se enxergava dentro da comunidade”, explicou a corporação. “A ação reforça a metáfora de que, no tabuleiro do crime, nenhum ás é maior que o trunfo, representado pela atuação coordenada e estratégica das forças de segurança.”





