A Polícia Civil do RJ iniciou nesta terça-feira (14) uma operação contra uma quadrilha de furto de transformadores de energia. Segundo as investigações, o grupo desviou 775 de equipamentos de um galpão da Enel em menos de 2 meses.
Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) saíram para cumprir 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Itaboraí em endereços no Rio de Janeiro, em Niterói e em cidades do estado de São Paulo.
Segundo a Polícia Civil, o inquérito apura crimes de furto qualificado, receptação qualificada e associação criminosa ocorridos entre 22 de junho e 10 de agosto de 2024. Nesse período, ao menos 775 transformadores de grande porte foram subtraídos do almoxarifado central da Enel, localizado na Rodovia Manilha-Magé, em Itaboraí. O prejuízo estimado é de R$ 851,8 mil.
De acordo com as investigações, um funcionário da concessionária, responsável pela movimentação de materiais, ordenava a liberação irregular dos transformadores aos sábados, permitindo a saída dos equipamentos sem registro formal.
O funcionário foi desligado da empresa e, em entrevista de saída, admitiu ter adotado procedimentos irregulares. Segundo a Polícia Civil, ele apresentava padrão de vida incompatível com sua renda, com compra de veículos e franquias comerciais.





