Em mais uma ação da “Operação Rastreio”, policiais civis da 15ª DP (Gávea) e da 23ª DP (Méier) prenderam, nesta terça-feira (14/10), um dos maiores roubadores de passageiros de coletivos da Zona Norte do Rio. O criminoso foi capturado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, após trabalho de inteligência em conjunto. Com ele, os agentes apreenderam um celular que havia sido roubado em um ônibus, em Inhaúma, além de um relógio digital e outros dois telefones sem procedência. O bandido possui mais de 12 anotações criminais e já havia cumprido quatro anos de prisão pelo mesmo delito.
As investigações apontaram que o criminoso é responsável por uma série de assaltos violentos com arma de fogo, sobretudo contra jovens de cerca de 20 anos, de quem roubava celulares, relógios digitais e cartões bancários, usados posteriormente para realizar saques em caixas eletrônicos. Ele é investigado por diversos roubos em inúmeras unidades policiais da capital. Após ser solto em setembro de 2024, o criminoso voltou à ativa e passou a liderar essa nova onda de roubos.
Os agentes apuraram que o homem também corrompia menores de idade, recrutando adolescentes para participar dos roubos.
O bandido ostentava dinheiro e produtos de roubo nas redes sociais, chegando a presentear as filhas com celulares e relógios subtraídos das vítimas, que exibiam os objetos em postagens online.
Após um intenso trabalho de investigação e monitoramento, os policiais localizaram e capturaram o criminoso nesta terça. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão por roubo qualificado, além de ter sido autuado em flagrante por receptação e corrupção de menores.
A Polícia Civil orienta que outras vítimas compareçam às delegacias para formalizar o reconhecimento do criminoso, contribuindo para a completa responsabilização criminal.
A ação faz parte da “Operação Rastreio”, maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. As ações contínuas já resultaram em mais de 5,8 mil celulares recuperados. Até o momento, são mais de 410 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.