Jornal DR1

Operação Verão: Seop e GM-Rio reforçam ações de ordenamento, apreendem itens irregulares e aplicam mais de cinco mil multas por estacionamento irregular

54424271520_aa01d5a679_k-1536x1112

Iniciada em 7 de setembro de 2024, a Operação Verão reforçou as ações de ordenamento urbano e fiscalização com a atuação integrada da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) nas praias, parques e áreas no entornos desses locais, especialmente nas Zonas Sul e Oeste. Durante esse período, as equipes realizaram diversas operações, desde a fiscalização de barraqueiros e ambulantes na orla até o combate à atuação de flanelinhas em pontos turísticos e o ordenamento do trânsito.

As ações resultaram na apreensão de milhares de itens comercializados irregularmente (2.736 bebidas diversas, 107 grandes estruturas), incluindo cerca de 1.500 garrafas de vidro — cuja venda é proibida por questões de segurança —, botijões de gás, grelhas, churrasqueiras, além de peças de vestuário e outros objetos. Foram realizadas 2.829 fiscalizações em barraqueiros, resultando em 984 autuações por infrações diversas, incluindo loteamento de areia e ausência de tabela de preços.

– O saldo da Operação Verão é positivo. Nós tivemos mais de três mil itens proibidos apreendidos pelas nossas equipes de fiscalização, especialmente garrafas de vidro, que colocam em risco a vida das pessoas e a integridade física da população. Também tivemos operações para garantir a fluidez do trânsito em áreas que recebem mais gente durante esse período, como a Urca, Grumari e também Guaratiba, além das equipes de fiscalização para combater cobranças abusivas de estacionamento por flanelinhas ilegais e estacionamentos irregulares. A gente segue firme trabalhando nas praias, integrados às forças policiais e seguiremos trabalhando aqui na cidade do Rio de Janeiro pela ordem e pela tranquilidade, especialmente nessas áreas de lazer – ressaltou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Já nas fiscalizações de trânsito foram aplicadas 26.481 autuações por infrações diversas. Também foram aplicadas 5.105 autuações por estacionamento irregular nas orlas das Zonas Sul e Oeste e cerca de dois mil veículos foram removidos. Ao longo da Operação Verão, a Seop conduziu 50 guardadores irregulares à delegacias de polícia, além de apreender mais de dois mil coletes irregulares e outros objetos e estruturas de publicidade ilegal que eram utilizados durante a atividade. Vale ainda destacar que a cobrança de estacionamento nas ruas por pessoas não autorizadas e em locais não regulamentados configura crime de extorsão, caracterizando uma situação de segurança pública. É fundamental que a vítima compareça à delegacia para registrar a ocorrência.

– A presença ostensiva da Guarda Municipal nas praias da nossa cidade no período de calor mais intenso é um fator primordial para o bom desempenho da Operação Verão. A colaboração da população também tem sido essencial para isso. São inúmeros desafios, mas seguimos trabalhando para que cariocas e visitantes possam desfrutar de um espaço ordenado e seguro em seus momentos de lazer – reforçou o inspetor geral da Guarda Municipal, José Ricardo Soares.

Nas ações de fiscalização de táxis e transporte por aplicativo foram aplicadas mais de 1.900 multas, entre infrações do Código de Trânsito Brasileiro e autuações disciplinares, com a remoção de 280 veículos. No transporte complementar, especialmente em vans e kombis, foram registradas 875 multas, 14 remoções, sendo cinco piratas.

Durante a Operação Verão, a Seop também intensificou as ações de ordenamento e combate à perturbação do sossego em áreas com grande concentração de bares e restaurantes, como a Rua Arnaldo Quintela, em Botafogo, e a Avenida Atlântica, em Copacabana, além da Barra e outras localidades. As operações visaram coibir o som excessivo e a ocupação irregular de calçadas e ruas por mesas, cadeiras e outras estruturas, além de outras infrações. Foram aplicadas cerca de 260 autuações a estabelecimentos comerciais nessas localidades por diversas infrações, incluindo a obstrução das vias públicas por mesas e cadeiras, além da ausência de alvará para o exercício de determinadas atividades.

Nas ações de ordenamento e desobstrução de área pública, os agentes da Seop realizaram 4.137 apreensões, incluindo 2.671 objetos perfurocortantes. Também foram apreendidas 21 réplicas de armas de fogo e 1.445 materiais utilizados para o consumo de drogas. Das 143 prisões realizadas pelos agentes, 14 sujeitos permaneceram presos.

A GM-Rio também distribuiu 12.923 pulseiras para identificação de crianças nas praias. Além disso, 44 crianças perdidas foram encontradas e devolvidas aos responsáveis.

Confira também

Nosso canal