Por Guilherme Abrahão
Como esperado, o futebol brasileiro está próximo de conquistar a Copa Libertadores. Das oito equipes que ainda sonham com o título, a tendência é que apenas três não sejam brasileiras: River Plate, da Argentina, Olímpia, do Paraguai e Barcelona, do Equador. Os argentinos, inclusive, são os que mais podem surpreender os brasileiros que lutam pelo terceiro título consecutivo e pela consolidação da hegemonia.
Recentemente, apenas o próprio River tem dado trabalho para o Brasil. Mesmo assim, em sua última final e semifinal, acabou caindo para Flamengo e Palmeiras, respectivamente, e vendo o Brasil ficar com o caneco. Cariocas e paulistas surgem novamente como os grandes favoritos para ficar com a taça, por possuírem os melhores elencos do Brasil e de toda a América. Os dois só podem se encarar na final e andam sobrando no país.
Ainda na briga, o Atlético-MG com um ótimo elenco pode surpreender. Depois de eliminar o Boca, o Galo precisa passar pelo River Plate. O São Paulo, tricampeão da América, é outro que surge sonhando com mais um caneco. No confronto contra o Palmeiras larga um pouco atrás, mas por ser um clássico, não existe favorito. Vale lembrar que será a quarta vez que as equipes se enfrentam em mata-matas da Libertadores. Nas outras três, o São Paulo se classificou em todas e chegou até a final, conquistando um título e perdendo outros dois.
O Fluminense ainda não confirmou a vaga, pois só joga dia 3, mas apenas uma catástrofe elimina os cariocas, que já fizeram 2 a 0, no Paraguai, contra o Cerro. A tendência é confirmar a vaga e encarar o Barcelona, o grande azarão da competição. Apesar de um bom time, o Flu entra novamente como favorito e pode medir forças com o Flamengo, em uma eventual semifinal. Imaginem só?
Rival do Flamengo, o Olímpia é uma equipe mediana, mas já levou o caneco em três oportunidades, mas não tem poder ofensivo. Desse modo, dificilmente, o troféu escapa do Brasil. Façam suas apostas!