Jornal DR1

Opinião: Madureira, um time revolucionário

Ainda não é o momento de escrever sobre os ditadores imperialistas do STF…

Vou falar do Madureira Esporte Clube, presidido por Carlinhos Maracanã, numa época apocalíptica, e que faz parte de sua história uma passagem revolucionária, em um encontro de jogadores e dirigentes do tricolor suburbano com nada mais, nada menos que Ernesto “Che” Guevara e Fidel Castro.

Pesquisando o site do clube, o fato se deu em 11 de maio de 1963, há 69 anos, quando a delegação desembarcou em Cuba e se tornou o primeiro clube de futebol a pisar no país comunista após a revolução de 1959. O último jogo amistoso, nos gramados do campo de futebol em Havana teve direito a um encontro entre o time e o líder revolucionário Che Guevara.

Em comemoração ao cinquentenário da ida a Cuba, em 2013, no ano seguinte o Madureira lançou uma camisa comemorativa. Uma das vestimentas foi produzida nas cores da bandeira cubana (azul e branca com a estrela vermelha), a outra camisa era totalmente vermelha, ambas com a iconica foto de Che Guevara com a frase “Hasta La Victoria Siempre!”, com a inscrição em dourado “1963-2013”

O revolucionário time do Madureira não parou por aí. Entre os anos de 1963 e 1964, outros países comunistas receberam o time para jogos amistosos entre os quis União Soviética durante o foverno de Leonid Brejnev ea China Comunista de Mao Tsé Tung presidida por Chiang Kai-Shek. Na China, o time foi recepcionado “vice-prmeiro-ministro chinês Chen Yi, marechal do Exército Popular de Libertação.”

Detalhe: segundo a história do Clube, “durante a ida à China o Brasil já vivia sob ditadura militar, e a excursão foi feita sem autorização da confederação Brasileira de Desportos (CBD, a CBF da época), que não liberava os clubes para jogar em território chinês” Um fato inusitado ocorreu – “justamente quando os jogadores estavam para retornar, 12 chineses foram presos no Brasil. Como retaliação, o governo chinês proibiu a delegação de deixar o país! E isso durou dez dias.”

Em resumo, essa é um pouco da história Esporte Clube, reproduzida dos documentários disponíveis no sítio do Clube, que eu recomendo que todos os esportistas e não esportistas visitem. A história do Clube é muito rica em informações futebolística e social, começando pelo mascote do clube o papagaio Zé carioca, que representa o malandro carioca.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded