Apresentação terá a participação do violonista Bernardo Jannuzzi
A Orquestra da Grota atravessa a Ponte e se apresenta no próximo domingo (28/11), às 16h, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Zona Central do Rio. A entrada é franca. O grupo de Niterói é formado por músicos profissionais, todos professores e ex-alunos do Espaço Cultural da Grota (ECG), projeto de inclusão social pela música, que completa 26 anos em 2021.
Com repertório que transita entre o popular e o erudito, o espetáculo terá regência de Katunga Vidal e participação do violonista convidado Bernardo Jannuzzi, que interpretará o Concerto para Violão e
Orquestra em Ré Menor de Vivaldi. Os músicos da Grota também apresentarão obras de Heitor Villa-Lobos e Aaron Copland, um arranjo de Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, e a Rapsódia de Natal, de Fedor Vritancnik, aproveitando o clima de Fim de Ano.
Criada em 1995, a Orquestra da Grota é um dos grupos abrigados pelo Espaço Cultural da Grota, que, além da sede em Niterói, atua em 18 núcleos próximos a comunidades carentes distribuídas pelas cidades de São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo. Ao todo, cerca de mil alunos são atendidos pelo projeto com aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta e percussão.
Com experiência internacional, a Orquestra já se apresentou nos Estados Unidos e em turnês pela Europa e América Central, além de concertos em diversas cidades brasileiras. O Espaço Cultural da Grota mantém outros quatro grupos musicais formados por alunos do projeto.
Estamos muito felizes com a oportunidade de tocar no Parque das
Ruínas, num bairro que respira cultura. Será uma grande satisfação
para nós e, tenho certeza, também para o público – afirma Katunga
Vidal.
O concerto no Parque das Ruínas ocorre com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal, com patrocínio da Águas de Niterói e Eletrobras.
Serviço:
Orquestra da Grota
Dia: Domingo, 28/11/2021
Hora: 16h
Local: Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, Santa Teresa – Rio de
Janeiro) Programa: Vivaldi, Villa-Lobos, Copland, Zequinha de Abreu e Fedor
Vritancnikv