Jornal DR1

Orquestra Sinfônica Brasileira realiza I Fórum da Música Brasileira

Entre os dias 1° e 4 de dezembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira promoverá a primeira edição do Fórum da Música Brasileira. Representantes da cadeia produtiva da música de concerto brasileira estarão reunidos discutindo tema em torno da Tradição e Evolução da Música Brasileira. As mesas de debates acontecerão no Centro Cultural da Justiça Federal e os concertos comentados na Cidade das Artes Bibi Ferreira.

O evento pretende chamar a atenção para a função social da música, assim como jogar luz sobre a produção atual dos compositores brasileiros em suas variadas frentes criativas. “A proposta é que 2022 seja a primeira de outras edições do Fórum, que buscarão dar conta da promoção da continuidade dos debates e impermanências que habitam a vívida cena musical brasileira contemporânea. Com a abertura desse espaço para trocas de ideias e experiências, objetivamos construir pontes entre passado e futuro, promovendo reflexões sobre o papel da música na sociedade”, diz Ana Flávia Cabral Souza Leite, vice-presidente executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

No ciclo de debates, gestores, pesquisadores, compositores, regentes e músicos irão dialogar sobre temáticas multidisciplinares que reverberam o impacto da Semana de Arte Moderna de 1922 na produção da música de concerto até a contemporaneidade. Os encontros são abertos ao público, têm acesso gratuito acontecerão no teatro do Centro Cultural da Justiça Federal. A abertura do evento contará com falas de representantes da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Presidente do Fórum, Jocy de Oliveira, além de uma apresentação musical com obras da própria Jocy e dos compositores Antônio Ribeiro, Rodrigo Cicchelli, Liduino Pitombeira e Daniel Quaranta.

“Tradição e Evolução da Música de Concerto” é o tema da primeira mesa, no dia 2/12, e reunirá os compositores Dimitri Cervo, João Guilherme Ripper e Ricardo Tacuchian, com mediação do coordenador artístico da OSB, Nikolay Sapoundjiev. Na mesma data, a vice-presidente executiva da OSB, Ana Flávia Cabral Souza Leite, conduzirá a mesa “Mulheres na Música Brasileira”, que contará com a presença da maestra Priscila Bomfim, das compositoras Marisa Rezende e Clarice Assad e das musicistas Linda Bustani e Priscila Rato.

No dia seguinte, 3/12, o primeiro debate será sobre a “Influência do Folclore na Música Brasileira”. Os compositores Carlos dos Santos e Antônio Ribeiro e o músico da OSB, Rodrigo Foti, falarão sobre o tema sob a mediação de Maria Alice Volpe. A segunda discussão do terceiro dia de evento será sobre “Música na Educação e sua Função Social”, com os participantes André Cardoso, Claudia Ernest Dias, Daniel Quaranta, Rodrigo Lima e Elodie Bouny. A mediação fica a cargo de Élber Ramos, músico da OSB.

Encerrando a série de diálogos, no dia 4/12, os compositores Rodrigo Cicchelli, Armando Lôbo, Liduino Pitombeira e Carlos Almada irão conversar sobre os “Rumos da Música Brasileira nos Próximos 100 Anos”, com mediação de Nikolay Sapoundjiev.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24