A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom realizará a última apresentação do ano, neste sábado (17), a partir das 18h, na sua tradicional casa, o Forte de Copacabana. No repertório, o público vai conferir belas canções natalinas num medley temático e um resgate a grandes compositores da MPB, como Belchior, Vinicius de Moraes, Tim Maia, Gilberto Gil, João Donato, entre outros.
Além da apresentação, que é gratuita e terá a regência de Luiz Potter, o público vai conferir na abertura a cantora e compositora LILIAN, que vai interpretar “Prece”, uma das suas canções autorais. Além disso, ainda acontecerá um número natalino especial conduzido pelo Ballet Brasil, organização que ensina balé clássico e folclórico a crianças, adolescentes e adultos da Vila Residencial da UFRJ, da Comunidade da Ilha do Bom Jesus, do Complexo da Maré e proximidades.
“É sempre muito emocionante trazer o repertório natalino e de festas para o público que nos acompanha! Além disso, teremos uma linda apresentação de dança que vai emocionar a todos. Vamos, juntos, almejar um fim de ano com muita paz e um 2023 cheio de boas energias”, afirma Márcia Melchior, diretora artística da Violões do Forte.
Além dos violões, a Orquestra é composta por naipes de clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. Em 2023, a Violões do Forte de Copacabana e Shalom continuará se apresentando mensalmente.
O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já os patrocinadores são a TIJOÁ–Energia, Vibra-Energia, Eletrobrás-Furnas e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e também da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX.
Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há mais de dez anos.
“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior, diretora artística e criadora do projeto.
Tendo realizado diversas apresentações nestes 11 anos, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.
SERVIÇO:
Auto de Natal da Orquestra Violões do Forte de Copacabana
Participações: LILIAN e Ballet Brasil
Dia: 17 de dezembro (sábado)
Horário: 18h
Local: Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Grátis. Livre.