Uma boa noite de sono traz muitos benefícios e evita diversos distúrbios e doenças, tais como psicológicas ou cardiovasculares, além de melhorar a nossa disposição, pele, humor, produtividade e sensação de bem-estar.
O sono é fundamental para atividades como a fixação da memória, a liberação do hormônio do crescimento, a recuperação muscular durante o estágio profundo, a metabolização de emoções e também de radicais livres.
Com isso, quem consegue ter uma boa noite de sono, contribui até para o processo de aceleração do emagrecimento.
As pessoas que dormem pouco apresentam mais tendência a engordar porque elas têm menos hormônio que tira o apetite e tem uma preferência maior pelos carboidratos. Estudos com pessoas privadas de sono mostram que o vigor físico, a resistência a doenças, a atenção, a coordenação motora e muitas outras atividades são seriamente prejudicadas quando não se dorme.
A insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos distúrbios mais comuns do sono, a insônia pode ser caracterizada tanto pela dificuldade de iniciar o sono como de mantê-lo ou mesmo a percepção de que o sono não foi reparador.
A maioria dos insones sente fadiga, se cansa facilmente, tem ardência nos olhos, irritabilidade, ansiedade, fobias, incapacidade de concentrar-se, dificuldades de atenção e memória. Por isso mantenha uma rotina de sono e respeite onde você escolhe dormir, pois estímulos visuais e de acústica pioram a qualidade do sono.
Mariana Zau, clínica médica, nutrologia, ortomolecular e medicina estética
@dramarianazau
21-98016-5259