Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Os benefícios do silicone nos produtos capilares

O silicone utilizado pela indústria cosmética é um grande aliado para embelezamento dos cabelos. Ele é um mineral, polímero composto por cadeias de oxigênio e silício resistente a altas temperaturas, presente nas composições de inúmeros produtos, e por sua capacidade de resistência ao calor, ele é mais comumente utilizado como um protetor dos fios.

O silicone forma uma película protetora nos fios, capaz de protegê-los dos danos da penteabilidade diária, do calor do secador, da prancha, do babyliss, dos raios UV causados pelo sol e de agressões externas. Além disso, ele sela as pontas e deixa os fios mais controlados, com menos frizz e mais brilho, disfarçando pontas duplas e melhorando o aspecto das pontas como um todo.

Os shampoos deixaram de ser somente um processo de simples limpeza, para se tornarem uma parte fundamental do tratamento, entrando em sinergia com os demais produtos de beleza capilar. Os silicones por sua vez, possuem grande importância no shampoo, conferindo maleabilidade, maciez e penteabilidade aos fios, mesmo antes do uso do condicionador, auxiliando o cabelo devido à capacidade de formar “um filme” ao redor da fibra.

Diversos tipos de silicones nobres estão presentes também nos condicionadores, máscaras de tratamentos, finalizadores em creme, em óleo ou em spray. O uso de silicones diferenciados, como amodimeticones especiais de formação de filme, proporcionam benefícios extras de proteção térmica e de cor para cabelos tingidos. Os polímeros híbridos de silicone, para definição de cachos e redução de frizz, que mantêm aspecto natural e até resinas de silicone, para proteção de tratamentos com tinturas.

Apesar de trazer tantos benefícios, o silicone não ‘trata’ efetivamente o cabelo, pois ele é protetor e embelezador e não um ativo hidratante ou nutritivo. Por isso, não pode substituir o tratamento capilar promovido pelas máscaras de tratamento.  Inobstante os benefícios irrefutáveis do silicone nos produtos capilares, seu uso deve ser combinado com outros ativos de qualidade, que estão presentes nos diversos produtos capilares disponíveis no mercado.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias