Aulão com diversos profissionais da dança e coreografias do grupo É o Tchan alertam sobre prevenção e diagnóstico precoce em ação no dia 20 de outubro, das 9h às 12h, na Zona Oeste do Rio
O mês de outubro é rosa, mas o câncer não! A frase dita por uma paciente oncológica foi o ponto de partida para que o coreógrafo Walace Rocha iniciasse uma campanha de combate e prevenção à doença. Na primeira iniciativa, o artista viralizou na internet com uma performance feita por mulheres que enfrentavam a doença ao som da música “Me Gusta” da cantora Anitta, que inclusive parabenizou o trabalho, em 2020. Desde então, Walace abraçou a causa e realiza projetos que alertam o público feminino sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce e também resgatam a auto estima e ajudam no autocuidado de pacientes que lutam ou que venceram o câncer. A edição de 2024 será no sábado (20), às 9h, em Jacarepaguá e terá doação de alimentos para a instituição Rita de Cássia, que não possui fins lucrativos e atende meninas de 04 a 12 anos em estado de vulnerabilidade social.
“Tendo em vista que o câncer de mama é o mais comum do mundo, senti o dever de potencializar e alertar para o diagnóstico precoce usando minha ferramenta de trabalho que é a dança. Com ela, consigo gerar consciência sobre a prática do exercício físico, afinal, os estudos mostram que a pessoa que pratica atividade física, possui uma melhor resposta no tratamento de câncer de mama.
Dançar além de ser divertido e prazeroso, é um grande aliado para fortalecer o cérebro. Melhora o humor e contribui nas relações sociais, possibilitando que pacientes tenham uma qualidade de vida melhor nesse período delicado”.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Além dessas práticas, a prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia.
Fernanda Lima, 46 anos, é paciente oncológica e faz aula com Walace há mais de 10 anos. Para ela, a dança tem grande importância na luta contra a doença ” A dança cura! Participar desses eventos resignificou a minha vida! Trazer a dança para outubro rosa que é um mês todo dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama é uma ação muito importante. A intenção de sensibilizar as pessoas ao autocuidado e objetivo de compartilhar a informação sobre o câncer de mama e fundamental para combater a doença.”, afirma.
Participante assídua das ações da artista, a enfermeira Flávia Motta destaca a necessidade da atividade “Nós mulheres temos em nossa essência a função de cuidar do outro e muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmas! Quando participamos desses eventos, lembramos de nós. Lembramos de nossa saúde física e mental! Ele nos desperta , nos faz olhar para dentro de nós! Outubro Rosa com o Walace é um momento mágico de amor e de melhora para nossa autoestima e saúde!”, relata.
Com 15 anos de carreira no mundo artístico e na dança, Walace Rocha espera o público com uma equipe de profissionais preparados para acolher a todos com muita alegria, dança e diversão. “Todos os envolvidos estão comprometidos em entregar o melhor. Estamos organizando tudo com muito carinho e responsabilidade. A cada ano temos recebido mais pessoas de diferentes lugares do Rio de Janeiro. Temos pacientes oncológicos, enfermeiros, familiares e pessoas que já trataram a doença ou que conhecem alguém enfrentando o câncer. Juntos somamos forças e muita alegria para bailar nas adversidades da vida”, conclui.
Serviço:
Dia: 20 de outubro
Hora: 9h às 12h
Onde: Clube Olímpico Jacarepaguá (Estr. dos Três Rios, 146 – Freguesia /Jacarepaguá).
Pacientes oncológicos não pagam ingressos.
Mulheres que apresentarem comprovante de mamografia de 2024, irão concorrer a brindes exclusivos.
Ingressos: A partir de R$ 35,00.