O Projeto Pêlo Próximo, em parceria com o Hospital Cardoso Fontes em Jacarepaguá, tem realizado atendimentos quinzenais com sua equipe de cães co-terapeutas na unidade. Desde o ano passado, a unidade hospitalar oferece atendimentos na Enfermaria Pediátrica, onde os cães interagem com as crianças durante o processo de internação, proporcionando momentos mais leves e divertidos.
Durante esses atendimentos, são utilizados jogos terapêuticos, teatro de fantoches, leitura de livros infantis e muita interação com os animais, envolvendo também os familiares das crianças. A iniciativa de levar o Projeto Pêlo Próximo ao Hospital Cardoso Fontes em Jacarepaguá, foi da assistente social do hospital, Cristiane Cavalcante, que conheceu o trabalho voluntário do Pêlo Próximo e implementou o projeto na unidade pública. Além da enfermaria pediátrica, os cães também atendem a Enfermaria Adulta.
Além de beneficiar os pacientes, a presença dos cães durante as visitas também impacta positivamente os funcionários do hospital, contribuindo para melhorar o ambiente e a rotina diária da instituição. Essa iniciativa demonstra o poder transformador e terapêutico da interação humano-animal no contexto hospitalar.
Há 13 anos, o Projeto Pêlo Próximo é referência nas Intervenções Assistidas Por Animais no Rio de Janeiro. A equipe conta atualmente com 20 cães co-terapeutas que são selecionados criteriosamente por adestradores voluntários e treinados para exercerem as atividades nos hospitais. Além do Hospital Cardoso Fontes, o grupo atende o Hospital Rios D’or, Hospital São Lucas Copacabana, Dasa Oncologia, Pró-Cardíaco e várias Casas de Longa Permanência.
As intervenções assistidas por animais têm se tornado cada vez mais comuns em unidades hospitalares. Essa prática terapêutica, que envolve a interação entre pacientes e animais, têm demonstrado inúmeros benefícios para a saúde física e emocional dos indivíduos.
A presença de animais durante o tratamento hospitalar pode trazer conforto, alegria e reduzir o estresse dos pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e humano. A interação também estimula a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, promovem a socialização e até mesmo auxiliam na recuperação de doenças.
Além disso, as intervenções assistidas por animais não beneficiam apenas os pacientes, mas também os profissionais de saúde e familiares presentes no ambiente hospitalar. A presença dos animais pode contribuir para a melhoria do clima organizacional, reduzir a fadiga e aumentar a motivação de toda a equipe.