Localizadas no coração do Parque Nacional da Tijuca, as Paineiras oferecem uma combinação única de história, natureza exuberante e vistas panorâmicas do Rio de Janeiro
Situada na Estrada do Redentor, aos pés do Corcovado, essa área é uma das principais vias de acesso ao monumento do Cristo Redentor, além de ser um destino por si só para quem busca lazer, contemplação e conexão com a natureza.
A região é repleta de atrações naturais, como fontes de água mineral e duchas naturais que descem do topo da serra, proporcionando refresco aos visitantes. Mirantes ao longo do caminho oferecem vistas deslumbrantes da Zona Sul carioca, incluindo a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e o Monumento Natural das Ilhas Cagarras .
O Centro de Visitantes Paineiras, instalado no antigo Hotel Paineiras inaugurado por D. Pedro II em 1884, é um ponto de parada obrigatório. Revitalizado em 2016, o espaço abriga uma exposição interativa sobre a história do Parque Nacional da Tijuca, uma loja de souvenirs e opções gastronômicas com vista para a cidade .
Para os amantes de trilhas, a recém-inaugurada Trilha Paineiras-Corcovado, parte da Trilha Transcarioca, oferece uma nova rota até o Cristo Redentor. Com cerca de 180 km, a Transcarioca conecta diversas unidades de conservação no Rio de Janeiro, e a nova trilha inclui o mirante Cartão Postal, uma plataforma de vidro com vista panorâmica da cidade .
O acesso às Paineiras pode ser feito por transporte particular, a pé ou de bicicleta, pelos bairros do Cosme Velho e Santa Teresa, ou pelo Alto da Boa Vista . Para quem deseja visitar o Cristo Redentor, as vans oficiais partem do Centro de Visitantes Paineiras, Copacabana e Largo do Machado, com ida e volta inclusas no ingresso .
As Paineiras são mais do que um caminho para o Cristo Redentor; são um convite para explorar a rica biodiversidade da Mata Atlântica, praticar atividades ao ar livre e apreciar algumas das mais belas paisagens do Rio de Janeiro.