A maioria dos eleitores brasileiros, e grande parte da população não sabem que há três poderes constituídos na República. Infelizmente verifiquei que os eleitores atuais estão piores do que há 50 anos.
Falo isto porque já ocupei na década de 70/80/90 alguns cargos políticos. A primeira vez que concorri para vereador em meu Município, sendo eleito várias vezes, e continuei concorrendo a outros cargos políticos sempre eleito pelo povo.
A política com o exercício do voto de 2 em 2 anos, mesmo assim o povo em sua grande maioria ainda não sabem o valor que tem seu voto.
A eleição antigamente era por voto escrito, que dificultava muito a contagem. E muitos dos eleitores jogavam até santinhos nas urnas. Com a urna eletrônica melhorou muito a apuração dos votos e saindo rápido o resultado da eleição.
Quem fala que a urna eletrônica não vale nada deve ser um verdadeiro idiota! Está provado que a urna eletrônica é eficiente e segura.
Verifiquei que aquele analfabetismo político havia piorado, resolvi não disputar mais as eleições. Saí porque quis, nunca sofri uma derrota.
Contei um pouco de minha história, porque conversando com alguns jovens de 20 a 45 anos, sobre política, verifiquei que esses coitados, não entendem nada de política, e ainda acham que sabem alguma coisa, foi então nesse momento que perguntei ao grupo: quais são os três poderes constituídos aqui no Brasil? Infelizmente para a minha decepção não sabiam.
Quero deixar bem claro, e vou começar a explicar nessa coluna.
Ao povo e aos futuros pretendentes para as eleições municipais de 2024. Em 1º lugar, estude o regimento interno da câmara municipal de seu Município. 2º, estude a lei orgânica de seu Município. 3º, estude a Constituição brasileira.
Você futuro pretendente a uma vaga na câmara dos vereadores de seu município, onde é seu domicílio eleitoral, se prepare, antes de se filiar a um partido, leia o estatuto do partido e veja se ele está de acordo som suas convicções para que você não seja chamado de político troca, troca, que hoje em dia é muito comum.
“Isto é uma vergonha!”
Caro candidato, não seja um político que nada sabe, ou o famoso ‘Maria vai com as outras’, política é coisa séria, não é esta palhaçada que vemos todos os dias nos meios de comunicação.
Comecemos: a função de um vereador, que faz parte do poder legislativo, é fazer leis e fiscalizar o executivo “prefeito”. Esta é a função do vereador.
Atenção caro eleitor! Você só tem uma arma para se defender dos políticos corruptos, bandidos e marginais. O seu voto consciente, jamais venda seu voto!
Na próxima edição iremos falar sobre o poder executivo.