Jornal DR1

Paquetá, uma ilha pertinho de você

praia-ilha-de-paqueta

A pé, de bicicleta ou bicitaxis, você vai fazer um passeio imperdível pela ilha

Um bairro do centro do Rio de Janeiro que é, na verdade, uma ilha, onde não circulam carros e parece que o tempo, de certa forma, parou.  Estamos falando da Ilha de Paquetá. A Ilha foi registrada pela primeira vez em 1555, por André Thevet, cosmógrafo de Nicolas Durand de Villegaignon, diplomata e vice-almirante bretão que fundou a França Antártica. O nome paketa” em tupi-guarani pode ter mais de um significado. Seria um “lugar cheio de pacas” ou talvez “um lugar cheio de conchas”. Apesar da denominação dada pelos povos originários tupinambás e temiminó  upinambás e temiminós, nunca foram encontrados indícios de que era um local habitado pelos indígenas. 

Visitar a Ilha de Paquetá é como fazer uma viagem no tempo. Nem parece que a gente ainda está na cidade do Rio de Janeiro. Por seu cenário bucólico, a ilha se tornou cenário de lendas e histórias,de livro e até  de novela de TV. O romance A Moreninha, publicado em 1844 por Joaquim Manuel de Macedo, abriu o movimento do romantismo no Brasil e – ao que tudo indica – teve a Ilha de Paquetá como fonte de inspiração. Tanto que a novela sobre o romance exibida na Rede Globo de Televisão foi gravada na ilha. 

Para chegar em Paquetá é preciso ir até a Praça XV, no Centro do Rio, no terminal das barcas e atravessar em direção à ilha. Uma travessia que dura cerca de 1 hora e já faz parte do passeio, que vale muito a pena. No caminho, você pode admirar a cidade se afastando e a Ponte Rio-Niteroi. Os horários e a frequência das barcas variam de acordo com o dia da semana, fins de semana e feriados.Na ilha, os únicos carros são ambulância e coleta de lixo. No demais,  bicitaxis, bicicletas e carrinhos elétricos. Nada de trânsito. Pedestres e bicicletas apenas. E, felizmente, as charretes foram abolidas. Mesmo a pé, dá para conhecer a ilha, a famosa pedra da moreninha, a ponte da saudade, o parque Darke de Mattos, entre outras.

Uma visita que você, carioca, não pode adiar. Coloque na agenda e reserve um dia para conhecer essa ilha fantástica.

Confira também

Nosso canal