Jornal DR1

Parabéns, já somos quase 8 bilhões no planeta

Anote na sua agenda: 15 de novembro de 2022, neste dia a humanidade irá alcançar a marca de 8 bilhões de pessoas no Planeta, segundo o relatório “Perspectivas da População Mundial 2022”, das Nações Unidas. E ai, junto com o crescimento demográfico, cresce também a nossa demanda por recursos naturais. 

Com a melhora na saúde combinado com a diminuição da mortalidade infantil, o cenário começou a mudar e a partir do século 19 o mundo passa a testemunhar um aumento populacional mais acentuado.

A população mundial que em 1800 era de 1 bilhão de pessoas saltou para 7,7 bilhões de pessoas nos dias atuais, aumentando em muito a pressão sobre o meio ambiente e os seus recursos naturais. Fornecer espaço, alimentos e recursos para uma população global sustentável torna-se um desafio para as gerações atuais e, principalmente, para as futuras gerações. Ainda enfrentamos taxas de nascimento alta, 140 milhões de pessoas nascem por ano contra 58 milhões de pessoas que morrem ou seja, por ano são adicionados no planeta 82 milhões de novos moradores.

Estima-se que próximos 30 anos, mais da metade do aumento projetado da população global se concentre em apenas oito países: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e República Unida da Tanzânia. A Índia, em particular, deverá já em 2023 ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo.

A relação entre crescimento populacional mundial e  desenvolvimento sustentável precisa ser abordada. Afinal, quanto mais gente no planeta, mais pressão sobre a produção de alimentos, mais uso de recursos naturais e mais emissão de gases de efeito estufa, que contribui para o aquecimento global.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded