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Passageiros denunciam clonagem de cartões Jaé e prejuízo com furto de créditos

Foto: Reprodução Tv Globo

Passageiros que utilizam o Jaé,no transporte público municipal do Rio, denunciam casos de clonagem e furto de créditos em seus cartões. As vítimas relatam que valores depositados desapareceram sem que os cartões fossem usados por elas.

A empresa responsável nega que o sistema possa ser clonado, mas afirma que os casos estão sendo analisados e que os ressarcimentos serão feitos quando houver comprovação de cobranças indevidas.

Gabriella, que estuda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou ter tido um prejuízo de cerca de R$ 400. No aplicativo, ela percebeu que a foto associada ao cartão havia sido substituída pela de outra pessoa.

Outra passageira, Patrícia Gomes, moradora de Vargem Pequena, na Zona Oeste, também relatou problemas semelhantes. Ela utiliza o cartão diariamente para ir ao trabalho e descobriu que os R$ 400 depositados pela empresa haviam sido utilizados por terceiros.

Pelo oque a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), disseram o sistema Jaé foi acionado para analisar os casos. Caso as cobranças indevidas sejam comprovadas, os valores devem ser devolvidos aos passageiros.

Em nota, o Jaé afirmou que os cartões possuem “diferentes níveis de segurança, o que impede que sejam clonados”. A empresa orienta que clientes que identificarem transações não reconhecidas procurem os canais oficiais de atendimento.

Ainda de acordo com o Jaé, o caso de Patrícia está em investigação desde o último dia 30 e deve ter resposta dentro do prazo de 5 dias úteis. Já no caso de Gabriella, a empresa informou que o ressarcimento será feito, uma vez que o uso identificado ocorreu fora do trajeto habitual da passageira, o que possibilitou a comprovação da fraude.

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