Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Passeios 0800 pelo Rio – Parte Um

Pista Claúdio Coutinho - Fonte Riotur

Do contrário do que muitos pensam, é possível sim fazer um passeio pela cidade praticamente sem gastar nada; veja algumas dicas

         Por ser uma cidade turística, o Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados do mundo, seja por brasileiros de outros estados, seja por estrangeiros de todos os cantos do mundo. Todavia, esta grande procura faz lugares badalados pela cidade custarem bastante no bolso, principalmente para os brasileiros e até mesmo os próprios cariocas ou quem vem de outros municípios do estado.

         Mas dá sim para passear, ver lugares “instagramáveis”, curtir um passeio com os amigos, família ou à dois sem gastar muito, praticamente só com o transporte e alimentação. Vamos listar alguns desses:

         Um adentro: alguns destes lugares são gratuitos em dias específicos da semana. Sempre bom consultar sites ou redes sociais dos espaços antes de iniciar o passeio para não ser pego de surpresa!

         1 – Museu do Amanhã – gratuito às terças-feiras

         Inaugurado em 17 de dezembro de 2015, o Museu do Amanhã foi um dos pontos principais da revitalização da zona portuária do Rio – Porto Maravilha – no qual ficou abandonada por vários anos. Com uma arquitetura em estilo high tech, o projeto é assinado pelo arquiteto espanhol  Santiago Calatrava. Só no seu primeiro final de semana, o espaço recebeu cerca de 25 mil visitantes.

         Com cinco exposições fixas – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós – e várias novidades a cada mês, é possível visitar o museu de forma gratuita: todas as terças-feiras, em horários que vão de 14h até as 17h. A retirada do ingresso gratuito deve ser feita no site do museu, que irá direcionar para a página do Sympla, onde é possível reservar as entradas com o horário desejado.

         Importante frisar que os ingressos são limitados por horário e quantidade de pessoas, então é importante se programar. Reserve o ingresso com antecedência e esteja presente na porta pelo menos 10 mim antes de começar a hora marcada da visitação.

         O Museu do Amanhã tem fácil acesso pelo VLT, na estação Parada dos Museus, que por sua vez, possui integração com outros transportes públicos, como metrô e ônibus.

         2- Cachoeira do Horto

         Uma cachoeira que pertence a um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Nacional da Tijuca. Perfeita para se visitar nos dias quentes, é o destino certo para os amantes da natureza e de quem curte programas ao ar livre.

         Todavia, o local possui regras que é importante se atentar: é proibido o uso de churrasqueiras (o próprio parque as possui em pontos estratégicos); aparelhos de som (que causam poluição sonora, além de perturbar a fauna e outros visitantes); animais domésticos (representam riscos tanto para a fauna nativa quanto para o próprio pet); uso de produtos de higiene pessoal (shampoos, condicionadores, cremes para cabelo, sabonetes, etc), que poluem a água natural da cachoeira.

         E se for levar alimentos, recolha todo o resto de lixo orgânico e reciclável, colaborando para a manutenção e preservação do parque. Use também calçados com solados antiderrapante para evitar acidentes, pois pedras escorregadias foram o redor da cachoeira.

         Tomando todos esses cuidados, a Cachoeira do Horto se torna um ótimo passeio natural e refrescante para se fazer. É um destino bom para quem quer iniciar na prática da trilha.

         3 – Pista Cláudio Coutinho

         Outro destino para se fazer uma boa caminhada ao ar livre ou praticar corrida e/ou jogging. A pista fica no bairro da Urca, na Praia Vermelha, integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e foi inaugurada pelo exército brasileiro nos anos 80.

         Com extensão de 1,25 km e marcação de distância a cada 50 metros, além das práticas citadas acima, um ótimo lugar para se apreciar a vista formada pela fauna e flora da Mata Atlântica. A pesca pode ser praticada no local e a pista dá acesso ao Morro do Pão de Açúcar.

         Entretanto, não é permitido o uso de bicicletas e similares, bem como a entrada de animais domésticos é proibida. Crianças devem estar acompanhadas de adultos responsáveis. Fora esses cuidados, é um lugar lindo e tranquilo de se visitar. Também chamado de Caminho do Bem-te-Vi e Estrada do Costão, a pista tem vários exemplares de Pau Brasil preservados.

         A pista fica aberta todos os dias, das 6h às 18h.

         4 – Parque das Ruínas

         Já citada aqui no Rio que o Carioca Não Conhece em outras edições, o Parque das Ruínas é a jóia de Santa Teresa, que atraí vários visitantes devido ao seu visual pitoresco, instagramável e com uma belíssima vista do porto da cidade.

         O nome que ainda pega é Parque das Ruínas, mas o espaço mudou seu nome para Parque Glória Maria, em homenagem à jornalista falecida em fevereiro de 2023. Como a mudança de nome ainda é recente, a troca pode pegar visitantes de primeira viagem de surpresa, mas se trata do mesmo lugar.

         O acesso ao parque é um tanto quanto remoto: é possível chegar o mais próximo possível de ônibus ou de bondinho, mas é preciso andar um certo trecho. Como fica em uma ladeira, vá de sapatos confortáveis (tênis ou botas de preferencia).

         O esforço vale a pena: além da vista e poder tirar ótimas fotos, há um pequeno museu de arte contemporânea dentro do complexo, bem como um teatro, além de uma feirinha de artesanatos.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho