Jornal DR1

Patrimônio Cultural, Dia de Iemanjá do Arpoador espera público de 30 mil

Foto: Divulgação

O Dia de Iemanjá do Arpoador será celebrado nesta segunda-feira (2) na Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com expectativa de reunir cerca de 30 mil pessoas ao longo do dia. A quarta edição do evento acontece pela primeira vez com o reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial, concedido pela Prefeitura do Rio no mês passado, o que garantiu a inclusão oficial da celebração no calendário da cidade.

A programação começa às 10h, no Largo Millôr, ao lado das Pedras do Arpoador, com uma roda de ritmos e danças do candomblé conduzida pelo grupo Orin Dudu. Às 15h, ocorre a concentração do cortejo aos pés da estátua de Tom Jobim, que segue às 16h em direção ao mar com as oferendas à Rainha do Mar, reunindo representantes de casas de umbanda e candomblé, além de cerca de 300 artistas de jongo, samba e afoxé.

Após o cortejo, uma roda de tambor será aberta ao lado da Pedra do Arpoador, com pontos de candomblé entoados por Mestre Ogan Cotoquinho e Pai Dário Onixêgun. Em seguida, grupos de jongo e samba de roda convidam o público a participar das danças tradicionais à beira-mar. Paralelamente, a partir das 17h, giras de umbanda com 20 terreiros da Região Metropolitana do Rio oferecem passes e rezas na areia da praia.

Às 19h30, o cantor de umbanda Tião Casemiro se apresenta acompanhado por orquestra de tambores. Já a partir das 20h, uma roda de samba encerra a programação musical com o grupo Samba de Caboclo, que recebe participações especiais de Nina Rosa e Marcos André. Durante todo o evento, a Feira Crespa funciona no Parque Garota de Ipanema, com barracas gastronômicas comandadas por afroempreendedoras.

A celebração também contará com ações sociais e de sustentabilidade. O projeto Praia Para Todos disponibiliza cadeira anfíbia para garantir a participação de pessoas com deficiência nas atividades na areia e no mar. Surfistas locais, sobre pranchas, oferecem flores à Iemanjá durante o ritual. Os organizadores pedem que as oferendas sejam biodegradáveis, restringindo o uso a flores e frutas, e ao fim do evento será realizado um mutirão de limpeza das praias e pedras.

Criada em 2023, a festa cresceu rapidamente. Na estreia, quando eram esperadas mil pessoas, mais de 10 mil participaram da homenagem. Em 2025, o público chegou a cerca de 25 mil pessoas. Para este ano, com o reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural, a expectativa é alcançar a marca de 30 mil participantes.

No mesmo dia 2 de fevereiro, os católicos também celebram Nossa Senhora dos Navegantes. No Centro do Rio, a Igreja da Candelária promove missas e procissões dedicadas à padroeira de pescadores e marinheiros, reforçando o simbolismo da data, marcada pelo sincretismo religioso e pela devoção às águas.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded