Biomédica que desenvolveu chip revolucionário fala sobre fim das pesquisas
Um avanço monumental na detecção precoce do câncer estaria prestes a transformar a abordagem médica e as perspectivas dos pacientes. Um chip inovador, desenvolvido pela biomédica pernambucana, professora Deborah Zanforlin, prometia revolucionar a forma como enfrentamos essa doença devastadora.
A professora e biomédica desenvolveu o ConquerX, um chip capaz de detectar 18 tipos de câncer em estágio inicial através de um simples teste sanguíneo. Com o objetivo de tornar o diagnóstico acessível para pessoas de baixa renda, o chip fornece resultados em apenas 15 minutos, evitando a necessidade de exames caros como tomografias e mamografias.
Após enfrentar desafios para transformar o projeto em um produto viável, Deborah foi premiada, em 2016, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e formou uma sociedade com profissionais de diversos países. Os testes realizados em Pernambuco mostraram resultados positivos.
O biossensor em formato de chip mapeia marcadores sanguíneos específicos de diversos tipos de câncer, aumentando as chances de cura em até 70% com um diagnóstico precoce. Além de portátil e livre de radiação, o dispositivo tem potencial para transformar a percepção do câncer, ajudando na prevenção e tornando o acesso ao diagnóstico e tratamento mais fácil, especialmente em áreas rurais.
No entanto, em setembro do ano passado, a biomédica publicou em sua rede social do instagram que as pesquisas foram canceladas por falta de financiamento. De acordo com a biomédica, o chip nunca chegou a ser produzido para hospitais e clínicas. Mas, ela ressalta a importância do apoio a comunidades científicas, para que a pesquisa possa ter a possibilidade de continuidade.
“Na ciência toda pesquisa contribui para o avanço. Não é porque esta pesquisa foi encerrada que não há outros pesquisadores e grupos que possam avançar seus estudos por conta dessa iniciativa. Apoie o cientista que você conhece. Apoie mais alunos e lideranças políticas que tenham o avanço da ciência em suas pautas. E sempre verifiquem as fontes de publicações para que fakes news não sejam compartilhadas”, escreveu na postagem.
A detecção precoce do câncer é um dos fatores mais cruciais na luta contra essa doença. Estatísticas revelam que o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura em até 70%. O ConquerX não apenas ofereceria um diagnóstico rápido, mas também empoderaria os pacientes, permitindo enfrentar o câncer com maior confiança e otimismo.