Jornal DR1

Polícia Federal deflagra Operação Side Job 2 contra fraude de diplomas no RJ

Polícia Federal deflagra Operação Side Job 2 contra fraude de diplomas no RJ - O Debate 24h
Leia mais: https://odebate24h.com/noticia/48536/policia-federal-deflagra-operacao-side-job-2-contra-fraude-de-diplomas-no-rj.html

Investigação mira quadrilha que emitia e comercializava certificados falsos para todo o Brasil

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou no Rio de Janeiro a Operação Side Job 2, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de produzir e comercializar diplomas falsos de ensino médio, técnico e superior utilizados por pessoas em diversas regiões do país.

A ação foi realizada na Região dos Lagos, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Cabo Frio (RJ) e contou com o apoio da Delegacia da PF em Macaé. Durante as diligências, os agentes apreenderam aproximadamente 20 diplomas falsificados, aparelhos celulares, um disco rígido (HD) e outros documentos que serão analisados pela perícia da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Segundo a investigação, o caso teve início em outubro de 2024, após uma denúncia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ), que identificou o uso de um diploma falso de bacharel em Engenharia Civil para obtenção de registro profissional. A partir dessa denúncia, a PF aprofundou as apurações.

Os investigados deverão responder pelos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público, infrações que podem resultar em penas severas, considerando a extensão do esquema e a emissão de documentos ilegítimos usados em todo o território nacional.

A Operação Side Job 2 reforça o compromisso das autoridades em combater fraudes que comprometem a credibilidade do sistema educacional brasileiro e colocam em risco, inclusive, a segurança pública quando profissionais utilizam títulos falsos para obter vantagens indevidas.