Na comunidade Para Pedro, em Irajá, os agentes Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) encontraram uma grande quantidade de leite roubada na última segunda-feira (20).
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta sexta-feira (24), uma operação nas comunidades de Acari e Para Pedro, em Irajá, na Zona Norte, para desarticular uma quadrilha envolvida em roubos e furtos de cargas nas imediações da Ceasa. Até o momento, sete pessoas foram presas.
A ação foi conduzida por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), que localizaram parte do grupo criminoso na comunidade Para Pedro. Durante a operação, os policiais recuperaram uma carga de leite condensado roubada na última segunda-feira (20).
Segundo o delegado Fábio Asty, o grupo agia de forma organizada e concentrava suas ações em produtos alimentícios. “As cargas eram preferencialmente de alimentos que chegavam à Ceasa. Depois, eram revendidas em mercados populares clandestinos e comércios locais dentro das comunidades, onde há maior dificuldade de fiscalização policial”, explicou.
De acordo com as investigações, o principal responsável pelos roubos é Alex Pereira Marcelino, conhecido como Gaguinho, que não foi localizado e é considerado foragido. Ele é descrito pela polícia como um criminoso de perfil violento, que ameaçava caminhoneiros com armas de fogo e ordenava que as cargas fossem levadas às comunidades de Para Pedro e Amarelinho, em Irajá.
As investigações apontam que a comunidade Para Pedro funcionava como uma base estratégica para o transbordo e armazenamento de cargas roubadas, de onde os produtos eram distribuídos para receptadores locais.
O chefe da quadrilha, Anderson da Silva Verdan, conhecido como Bamba, já está preso, mas, segundo a Polícia Civil, continua comandando as ações criminosas de dentro do sistema prisional.
A corporação informou ainda que o grupo possui ligação com o tráfico de drogas e utiliza os lucros dos roubos de carga para financiar a compra de armas e entorpecentes.
Os sete presos na operação permaneceram em silêncio durante o depoimento, segundo a polícia. As investigações continuam para localizar os demais integrantes da quadrilha e prender o foragido conhecido como Gaguinho.





