niciativa faz parte do protocolo de mitigação de desastres naturais do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática da capital gaúcha
Um ano após a instalação dos primeiros totens de segurança, Porto Alegre recebeu ontem (15/01), outras 10 unidades de módulos da Helper Tecnologia, em parceria com a Defesa Civil, que contam com novas funcionalidades para reforçar a prevenção e o controle de enchentes na cidade. Instalados em pontos estratégicos, esses novos equipamentos contam com sensores digitais e réguas para medir o nível de água em arroios e rios.
A iniciativa, que surge em resposta às enchentes que afetaram a capital em maio deste ano, faz parte do plano de monitoramento climático e do protocolo de mitigação de desastres naturais do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre. Os totens acompanham dados climáticos essenciais, como índice de chuva por sensores ópticos, velocidade e direção do vento, umidade, qualidade do ar e radiação solar. Além disso, mantêm as mesmas funcionalidades dos já instalados, como alto-falantes para alertas em áudio ou sirenes, sinalização luminosa, microfones e tecnologias para captar dados em tempo real, incluindo captura de imagens simultâneas em 360°.
Os novos pontos de instalação abrangem as regiões da Ilha dos Marinheiros, Ilha da Pintada e os arroios Passo das Pedras, Sarandi, Moinho e Guarujá, além dos bairros Humaitá, Lomba do Pinheiro e Lami. Quatro desses equipamentos — localizados nos bairros Lami, Guarujá, Ilha da Pintada e na barragem Lomba do Sabão (Lomba do Pinheiro) — estão equipados com sensores fluviométricos para medir o nível de água nos cursos d’água. Os equipamentos também possuem detectores de vibração e impacto para identificar possíveis infiltrações de terra e estão conectados a um canal de comunicação direta com a Defesa Civil.
Além dos totens, foram instaladas réguas de medição de nível de água em diversos arroios, como Feijó, Passo das Pedras e Santo Agostinho, na zona norte; arroio do Salso, na zona sul; e Dilúvio e Moinho, na região do Partenon. O Rio Jacuí, próximo à Ilha Grande dos Marinheiros, agora também conta com essa tecnologia de observação contínua. “A expansão e atualização dos totens representam um avanço no combate e prevenção de enchentes, garantindo mais segurança e agilidade nas respostas emergenciais para a população de Porto Alegre”, analisa Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos.
Segurança na capital
Em funcionamento desde dezembro de 2023, os totens de segurança de Porto Alegre estão instalados em locais estratégicos, como a avenida Alberto Bins; avenida Osvaldo Aranha (próximo ao Araújo Vianna); avenida Salgado Filho; Trechos 1 e 3 da orla; Pop Center; Praça da Matriz; Praça XV; Estação Rodoviária e Viaduto Otávio Rocha. Patenteados pela Helper Tecnologia, esses totens têm uma presença imponente, com quatro metros de altura, e oferecem diversas funcionalidades que aumentam a sensação de segurança da população.
Cada totem possui um botão de emergência e comunicador bidirecional, permitindo contato direto com as centrais de controle e equipes de segurança. Além disso, contam com um sistema de giroflex, semelhante ao das viaturas policiais, e alto-falantes de alta potência para transmissão de alertas e mensagens automáticas de conscientização. “Os totens instalados, tanto na capital gaúcha quanto em outros 12 estados do Brasil, são ferramentas essenciais para a prevenção de crimes e resposta rápida a ocorrências, além de possibilitar a comunicação educativa com a população. Com essas novas funcionalidades, a cidade ganha ainda mais segurança, incluindo alertas de clima”, afirma Edison.