Candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até esta sexta-feira, 27 de junho, para pagar a taxa de inscrição e garantir a participação nas provas. O valor é de R$ 85 e deve ser quitado por meio do boleto gerado na Página do Participante, acessível com CPF e senha do portal Gov.br. O pagamento pode ser feito via PIX, cartão de crédito, débito em conta ou em bancos e casas lotéricas.
A taxa é obrigatória para os candidatos que não obtiveram isenção na inscrição. Quem não efetuar o pagamento até a data-limite terá a inscrição cancelada, mesmo que tenha preenchido o formulário no prazo regular, encerrado no dia 14 de junho.
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. A prova é considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo usada por universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de programas como o Prouni e o Fies.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para o exame. A expectativa é de que o número de confirmados cresça com a regularização dos pagamentos até sexta-feira.
A recomendação é que os candidatos não deixem para a última hora, evitando transtornos com eventuais instabilidades no sistema bancário ou falhas no acesso à internet. Após a confirmação do pagamento, o inscrito poderá acompanhar as informações da inscrição e, futuramente, conferir o local de prova pela Página do Participante.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, divididas em dois domingos, com questões de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da redação. O desempenho no exame também é aceito em instituições de ensino superior de outros países.