Jornal DR1

Prefeitura anuncia criação do Circuito da Diversidade Religiosa do Patrimônio Cultural Carioca

A Prefeitura do Rio realizou a I Semana Carioca da Diversidade Religiosa na sexta-feira (21), data em que são celebrados os dias Mundial das Religiões e Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O fechamento das comemorações ocorreu durante encontro no Museu do Amanhã e foi marcado pelo anúncio da criação do Circuito da Diversidade Religiosa do Patrimônio Cultural Carioca.

Na ocasião também foi feita a divulgação do Plano Municipal de Promoção da Liberdade Religiosa, do Conselho Municipal de Promoção da Liberdade Religiosa, da cartilha de Combate à Intolerância Religiosa e da Rede Afro-Carioca de Turismo de Base Comunitária.

As ações da Prefeitura do Rio, lideradas pela Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa (CEDR), têm o objetivo de estimular o debate sobre o combate à intolerância e ao preconceito religioso. De acordo com o coordenador Márcio de Jagun, é fundamental que a gestão pública esteja preparada para lidar com essa questão.

Para valorizar o respeito a todas as religiões, a Prefeitura do Rio anunciou o Circuito da Diversidade Religiosa do Patrimônio Cultural Carioca, organizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) com a Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e a CEDR. Os locais incluídos no circuito serão marcados com a tradicional placa azul do patrimônio carioca, para indicar que eles valorizam a importância das manifestações religiosas na formação das identidades brasileira e carioca, desde expressões culturais a tradições e costumes cotidianos que são passados pelas gerações.

 

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24