A Prefeitura do Rio começou a aceitar pagamentos de boletos do IPTU por meio do PIX para quitar a terceira cota de 2025, que vence na próxima segunda-feira (7/4). A iniciativa é um projeto da Secretaria Municipal de Fazenda, implementado pela IplanRio, a empresa de informática da Prefeitura. Os contribuintes poderão efetuar o pagamento por meio de um QR Code inserido no DARM – Documento de Arrecadação Municipal, emitido no Portal Carioca Digital. Assim como com os demais meios de pagamento, a quitação do fisco será em 2 dias úteis.
Nesta primeira fase de implantação, este formato de pagamento estará disponível apenas via site. Para que seja gerado o QR Code é necessário que o contribuinte tenha CPF ou CNPJ cadastrado na plataforma Carioca Digital. Na falta dessa informação, o contribuinte receberá uma mensagem pelo sistema, na hora da emissão do DARM, e poderá realizar a atualização de forma on-line (veja passo a passo ao final do texto) ou presencial, no Plantão Fiscal ou nos SACs.
De acordo com a Secretária Municipal de Fazenda, Andrea Senko, a iniciativa tem o objetivo de ampliar as opções de pagamento e oferecer mais comodidade aos contribuintes.
– Com o PIX, damos mais um passo para a modernização dos meios de pagamentos. Por essa modalidade é possível realizar o pagamento em qualquer dia e horário, e o contribuinte também tem a vantagem de utilizar qualquer instituição financeira, não somente as que são conveniadas à Prefeitura – afirmou a secretária.
A adequação nos sistemas fazendários para receber a modalidade foi executada pela própria IplanRio, incluindo a integração com o Santander, instituição financeira vencedora da licitação na modalidade pregão eletrônico e que será responsável pela prestação do serviço de pagamento na modalidade PIX. A expectativa é que em breve o serviço seja estendido para outros tributos municipais como ISS e ITBI.