Jornal DR1

Prefeitura do Rio envia projeto de lei para Câmara de Vereadores para criar Força de Segurança Municipal

Foto-768x471

A Prefeitura do Rio deu um passo importante para proporcionar mais segurança à cidade. Na abertura da nova legislação municipal, nesta segunda-feira (17/02), o prefeito Eduardo Paes enviou um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para criar a Força de Segurança Municipal. Será uma força armada, altamente qualificada, que será preparada para realizar u8m policiamento nas ruas da cidade, com foco na prevenção de pequenos delitos em áreas de grande circulação. O Poder Executivo também irá refundar a Guarda Municipal, que passará a ter atuações específicas com o fortalecimento de programas e grupamentos especiais.

– A insegurança é a maior angústia dos cariocas. O combate à violência e o caminho para a paz exigem nosso comprometimento máximo – como parte do Estado, como cidadãos. É necessário um compromisso firme de todas as esferas e níveis de governo e também da Justiça brasileira. Aqui nesta Casa, tenho plena confiança de que se compreenderá a importância e urgência do nosso projeto. Conto com o apoio e colaboração dos nobres vereadores para darmos esse passo em direção a um Rio mais seguro, civilizado e fraterno – discursou o prefeito, no plenário da Câmara.

De acordo com o Projeto de Lei Complementar, fica instituída, na forma do inciso VII-A do art. 30 da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, a Força de Segurança Municipal da Cidade do Rio de Janeiro (FSM), um órgão público, organizado com base na hierarquia e disciplina, com agentes uniformizados e armados. A Força Municipal será responsável por fortalecer e ampliar o papel municipal na segurança em caráter complementar aos órgãos federais e estaduais do sistema de justiça e segurança em cooperação, especialmente com as forças policiais de segurança pública. O Poder Executivo também enviou aos vereadores um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município para permitir o uso de armas de fogo pelos integrantes da FSM, durante o exercício de suas funções.

O objetivo da Força Municipal é fortalecer a confiança e a segurança, com um programa de redução de crimes no espaço público urbano, devido à presença ostensiva em áreas movimentadas. As ações serão integradas com órgãos de segurança. O plano de criação da Força Municipal foi desenvolvido a partir de um minucioso diagnóstico, que mostrou a necessidade de foco e especialização nas ações de segurança e ordenamento público, com a estruturação de um modelo de policiamento preventivo. Um estudo do Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, apontou que o crime é altamente concentrado na cidade: 5,3% do território têm 50% dos roubos e furtos de rua.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - INSPIRA AÇÃO - 21 fev 25