O diretor-presidente da RioFilme, Leonardo Edde, participou na segunda-feira (17/03), na Fundação Getúlio Vargas (FGV), do 5º Encontro Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). O encontro teve como objetivo expor o planejamento deste grupo e fomentar um debate democrático sobre as políticas públicas em curso.
Durante o evento, Edde ressaltou a iniciativa da RioFilme, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cultural, que lidera a ação de criar uma rede de municípios fluminenses para o fortalecimento da indústria audiovisual.
– Estamos animados com o projeto e com a possibilidade de usarmos a experiência da RioFilme, que é única no país, para liderar as conversas. A primeira reunião com 11 municípios foi um sucesso. A RioFilme, com sua experiência de 33 anos atuando como motor de distribuição e desenvolvimento do cinema brasileiro é, claro, parte fundamental nesses encontros. O audiovisual envolve várias atividades, como infraestrutura, capacitação de profissionais e, claro, produção audiovisual -, diz o diretor-presidente da RioFilme.
A ação , que visa o trabalho em rede através da soma de esforços entre os municípios interessados em desenvolver sua indústria audiovisual, consolidando o Estado do Rio como referência para a indústria criativa no Brasil e no Mundo, já conta com a adesão de vários municípios do Rio, e teve a primeira reunião em fevereiro deste ano.