A Prefeitura do Rio montou um esquema especial de monitoramento, trânsito, ordenamento urbano e limpeza para o show da cantora Shakira, na próxima terça-feira (11/2), no Estádio Nilton Santos, na Zona Norte da cidade. A circulação de veículos no entorno do Engenhão estará restrita, com interdições, desvios e proibições de estacionamento. A recomendação é de uso de transporte público, especialmente trem, para a chegada e saída da região.
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) terá uma bancada especial com 15 operadores destinada exclusivamente ao monitoramento do show no Engenhão. Dentro da Sala de Situação, haverá reforço de representantes da CET-Rio, Guarda Municipal (GM-Rio), Secretaria de Ordem Pública (Seop), Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER), além das concessionárias SuperVia e MetrôRio.
O videowall também vai ganhar um layout especial para os pontos de observação e de bloqueios. Ao todo, 43 câmeras posicionadas nas ruas do entorno do estádio e instaladas em ruas próximas serão utilizadas na operação. O COR-Rio também fará uso de dois drones para monitorar a região.
A Prefeitura do Rio pede às pessoas que utilizem o transporte público. Vale lembrar que o metrô e os trens vão operar com esquemas especiais no dia do evento.
Todo o entorno do estádio Nilton Santos terá circulação restrita. A movimentação dos veículos de moradores somente será permitida mediante apresentação de comprovante de residência. Entretanto, não poderão estacionar nas vias sinalizadas com proibição de estacionamento. Além da proibição de estacionamento regulamentadas já existentes na região, em diversas outras vias no entorno do estádio haverá restrição para estacionar.
Para garantir condições adequadas de fluidez do trânsito, somente os ônibus de linhas regulares da cidade poderão passar pelas vias próximas ao estádio. Os ônibus fretados estarão proibidos. É indispensável que os motoristas observem toda a sinalização instalada para que não tenham seus veículos removidos para os depósitos públicos.
Importante destacar que as principais vias da região possuem fiscalização por videomonitoramento, isso significa que, além dos agentes atuando diretamente em campo, outras equipes no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) farão a fiscalização através das câmeras, para eventuais infrações de trânsito, como por exemplo, estacionamento e embarque/desembarque em local proibido. Sinalização específica já está instalada, indicando as proibições em vigor e a existência desse tipo de fiscalização.
A principal recomendação às pessoas que irão ao evento é que utilize o trem para o deslocamento, por ser um transporte de alta capacidade e não diretamente impactado por fechamentos viários.
A operação de trânsito contará com 155 pessoas, entre equipes da CET-Rio, agentes e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas e, também, efetuar os bloqueios durante todo o período do evento. Além disso, 10 veículos operacionais e 20 motocicletas darão suporte ao esquema de tráfego. Serão instalados 18 painéis de mensagens variáveis com informações de bloqueios e rotas alternativas aos motoristas.