A Prefeitura do Rio de Janeiro recebeu o Selo Diamante em transparência pública, a mais alta distinção do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), nesta quarta-feira (19/3), na sede administrativa do município, na Cidade Nova. A certificação foi conferida ao prefeito Eduardo Paes pelo presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Luiz Antônio Guaraná, que também preside o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e entregou a honraria em nome da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
-É uma honra muito grande ter esse reconhecimento. Ele reflete um dos meus compromissos de campanha, que é o de assegurar um trabalho sério e comprometido com os cariocas. Chegamos a esse resultado com um esforço conjunto de todos aqueles que trabalham pela nossa cidade aqui, na Prefeitura – afirmou Paes.
O município alcançou um índice de transparência de 98,66% em 2024, superando os 95% necessários para a certificação na categoria Diamante. Este desempenho coloca o Rio de Janeiro em 1º lugar entre as capitais com mais de 500 mil habitantes e em 2º lugar no ranking geral entre todas as capitais do país, reforçando seu papel como referência nacional em governança transparente e prestação de contas. O avanço significativo deste ano é atribuído à ampliação de documentos disponibilizados nos portais oficiais do município.
O PNTP, uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em colaboração com os Tribunais de Contas de todo o país, avalia anualmente entes públicos que garantem informações claras, acessíveis e detalhadas à população, concedendo os selos Diamante, Ouro e Prata.