O que o Museu do Amanhã, a investidora Camila Farani, a ONG Rio de Paz, o artista plástico Vik Muniz e o saudoso humorista Chico Anísio têm em comum? Todos foram vencedores, em categorias diferentes, do Prêmio Atitude Carioca, que prestigia quem trabalha pelo crescimento sustentável e o fortalecimento do estado do Rio de Janeiro.
As inscrições para esse ano estão abertas e não somente para personalidades públicas, empresas e ONGs, mas também para pessoas comuns. Qualquer autor de ações de fomento ao desenvolvimento socioeconômico, ambiental, cultural e de diversidade pode se candidatar ao prêmio.
Realização da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj) desde 2007, o Atitude Carioca chega a 2022 como a principal premiação multissetorial do estado.
”A essência do prêmio está nas pessoas! Queremos conhecer novas histórias, reconhecer quem tanto faz para o desenvolvimento de diversas frentes do nosso estado é uma forma de agradecer e dar visibilidade aos projetos para que eles se multipliquem”, afirma Mario Scangarelli, diretor executivo da Caerj.
Para se inscrever, basta acessar o site do Atitude Carioca em: https://www.atitudecarioca.com.br/formulario-inscri%C3%A7%C3%A3o até a próxima segunda-feira (15 de agosto), de forma gratuita. Um comitê interno escolherá três finalistas em cada categoria. O Conselho de Notáveis – grupo de especialistas das áreas envolvidas – decidirá os vencedores, que serão anunciados em uma cerimônia em setembro, no Theatro Municipal.
Os participantes são divididos em 12 categorias: Empreendedor de Atitude; Quem faz Diferente; A Cara do Rio; Inovação Tecnológica; Impulsionando o Rio; Mulher de Atitude; Cidades Maravilhosas; Mãos Transformadoras; Lideranças Negras de Atitude; Orgulho LGBTQIA+; Sem Barreiras; e Destaque de Atitude do Rio de Janeiro. A última é aberta ao voto popular para escolha da personalidade fluminense que deverá representar um dos setores político, empresarial, cultural, acadêmico, científico, artístico ou esportivo.
Conselho de Notáveis
Segue a composição do Conselho de Notáveis, especialistas responsáveis pela escolha dos vencedores do Atitude Carioca, e suas respectivas categorias:
Luis Leão – Empreendedor de Atitude
Analine Castro – Quem faz Diferente
Caio Bucker – A Cara do Rio
Maria Luiza Reis – Inovação Tecnológica
Wanderson Geremias – Lideranças Negras de Atitude
Silvia Blumberg – Impulsionando o Rio
Lindália Junqueira – Mulher de Atitude
Diego Sangermano – Cidades Maravilhosas
Claudio Nascimento – Orgulho LGBTQIA+
Heloísa Aguiar – Sem Barreiras
Danielle Barros – Mãos Transformadoras