Jornal DR1

Presidente da COP30 comemora consenso entre países e avanço nas discussões em Belém

Reprodução

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, celebrou nesta segunda-feira (10) o consenso alcançado entre os países sobre a agenda oficial da conferência do clima da ONU, que será realizada em Belém (PA). O entendimento, definido ainda no fim de semana, foi considerado essencial para destravar o início das discussões formais entre as delegações.

Durante coletiva de imprensa, Corrêa do Lago destacou a importância do diálogo e do espírito de cooperação entre os representantes internacionais.

“Quero agradecer às delegações pelo fantástico acordo que alcançaram ontem à noite. Esse entendimento permitirá que comecemos a trabalhar intensamente desde hoje e possamos explicar ao mundo por que esses temas adicionais realmente importam”, afirmou o embaixador.

O consenso estabelece as bases para o debate sobre ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático, transição energética e preservação da Amazônia, que será um dos eixos centrais da COP30.

Segundo o embaixador, a definição da pauta representa um marco simbólico e prático, já que a falta de alinhamento sobre a agenda vinha sendo um dos principais entraves para o início efetivo das negociações. Com o acordo firmado, os países poderão agora concentrar esforços na busca por soluções concretas e compromissos globais mais ambiciosos para conter o aquecimento do planeta.

A COP30 reune líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil na capital paraense, colocando o Brasil — e especialmente a Amazônia — no centro das discussões sobre o futuro climático do planeta.

Confira também

Nosso canal