Natal será chuvoso no Rio
Segundo o Alerta Rio, nesta sexta-feira (22/12), início do verão, o tempo na cidade do Rio de Janeiro será influenciado por áreas de instabilidades e ventos em altos e médios níveis da atmosfera. Ao longo do dia o céu passará de parcialmente nublado para nublado, com previsão de pancadas rápidas de chuva nos períodos da tarde e noite, de forma isolada. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas seguem estáveis, com mínima prevista de 21°C e máxima de 36°C.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO DIAS
Entre o sábado (23/12) e a segunda-feira (25/12), áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera reforçadas pelo calor influenciarão o tempo no Rio, com previsão de pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte nos períodos da tarde e noite destes dias, acompanhadas de raios. A chuva poderá passar de 6,4 mm/h em pelo menos um ponto da cidade. As temperaturas seguirão estáveis e elevadas.
Na terça-feira (26/12), a passagem de uma frente fria pelo oceano, formará áreas de instabilidade no continente. Assim, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, em diversos pontos, nos períodos da tarde, acompanhadas de raios. A chuva poderá passar de 6,4mm/15min em pelo menos um ponto da cidade.
CHEGADA DO VERÃO
A média da temperatura máxima do Verão, com base nas estações do Alerta Rio durante o período de 2014 a 2022, foi de aproximadamente 35°C. E a chegada da estação para o período 2023/2024 não deve ser diferente. Por conta do forte calor que atingiu diversas partes do país neste segundo semestre, inclusive na capital fluminense, as altas temperaturas e as medições da sensação térmica passarão a ser fatores para mudança de estágios operacionais da cidade. Do Centro de Operações Rio, o município poderá trocar de estágio em dias de maior vulnerabilidade da população ao estresse térmico.
“Entendemos que o mundo passa por uma transformação climática e no Rio de Janeiro não é diferente. Sendo assim, o Centro de Operações vem construindo o seu sistema de proteção para a cidade. Estamos investindo muito em tecnologia e monitoramento. Recentemente, incluímos as zonas de calor como variável em nossa matriz decisória para a mudança de estágio”, explicou o chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Marcus Belchior.
Para este ano, a Prefeitura do Rio também disponibilizou mais de 100 pontos de hidratação para reduzir os impactos causados pelo intenso calor na cidade. Estes pontos irão fazer a distribuição de água e isotônicos para pessoas em situação de rua, além de roupas, chinelos e protetor solar. Os postos e centros de saúde escolhidos estão disponibilizados no site e aplicativo do Centro de Operações (cor.rio).