No último sábado (21), cerca de 100 profissionais da Secretaria de Educação de Magé concluíram o “Curso de Inclusão Escolar de Estudantes com Deficiência: ampliando olhares e fazeres”. A formação foi desenvolvida durante 3 meses para capacitação e aprimoramento desses profissionais e o encerramento foi realizado na Casa dos Conselhos.
“A inclusão escolar é um desafio grande e o curso foi projetado para fornecer ferramentas e conhecimentos necessários para criar ambientes educacionais mais inclusivos, onde cada aluno possa alcançar seu pleno potencial. O encerramento desta formação é um momento de celebração, mas também de compromisso contínuo que busca desenvolver ações e estratégias que correspondam a demanda relacionada à inclusão de alunos com deficiência em nosso município”, explicou a secretária de Educação, Sandra Ramaldo.
O curso foi promovido pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e os participantes exploraram diferentes estratégias, abordagens pedagógicas e recursos que podem ser utilizados para atender às necessidades individuais dos estudantes com deficiência. Também foram discutidas questões relacionadas à sensibilização, ao combate ao preconceito e à promoção de uma cultura inclusiva nas escolas. O curso incentivou a reflexão sobre as práticas e desafios enfrentados pelos educadores e a busca constante por soluções que beneficiem a todos os alunos.