Música, cinema, teatro e muito mais!
Outubro é um mês marcado por celebrações significativas, carregando consigo um espírito de mudança, renovação e reflexão. Para ficar ainda melhor, a programação do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) chega rica de atrações. Entre os eventos deste mês, a peça Maestro Selvagem é uma excelente opção para os que curtem histórias reais retratadas em espetáculos, o espetáculo é sobre a vida de Carlos Gomes, um dos maiores maestros compositores do país e pouco conhecido pelo grande público. Na frente de literatura teremos o I Encontro de Poetas CCJF – Carlos Drummond de Andrade e outros, que apresenta a vida e a obra de poetas consagrados e Tarde Literária: Caminhos para Autores Amadores e Independentes que ensina a transformar a paixão pela escrita em uma carreira bem-sucedida. A agenda de eventos também vai contar com mais uma edição da Oficina de Criatividade – Transborda Arte que estimula a criatividade a partir da leitura de contos, Oficina – Imersão Latitudes dos Cavalos onde os atores do espetáculo abordam seus métodos de trabalho e Oficina Capa/Colagem onde será trabalhada a criação de capas de livros. Além de todas estas atividades, teremos a roda de conversa Café com CRB-7, que convida bibliotecários e estudantes de biblioteconomia para um bate-papo sobre a profissão.
Para os que encontram na música sua maior inspiração, a programação do CCJF é vasta e para todos os gostos. Alguns eventos de destaque são: Orquestra de Flautas da Casa do Choro que apresenta leituras contemporâneas das obras, Entrecordas – Duo Bevilacqua Assumpção que foca no repertório de música instrumental brasileira para violoncelo e piano, Trio Callas – Turnê Américas com repertório tradicional erudito, Leandro Braga e Marcus Thadeu – Dedicatória com músicas autorais dedicadas a figuras indispensáveis da história brasileira, A Vila de Noel e Martinho que mescla as composições de dois dos maiores autores da história musical do país, O som de todas as cores – show Bruno Lara Trio que promete uma noite envolvente, Equale Convida Coro de Bolso e Grupo Vocal Boca que Usa e Prelúdio 21 – Música do Presente – apresenta Trítono Duo que trará composições inéditas.
A programação de cinema e cine debates também promete trazer histórias envolventes e diálogos interessantes. O Festival do Rio, referência para cineastas, profissionais do audiovisual e amantes do cinema, retorna às salas do CCJF com uma bela programação. Cabe destaque também a Mostra de Cinema Espanhol, que vem para promover a diversificada cinematografia espanhola no território brasileiro, a Retrospectiva Sérgio Tréfaut: regresso ao Brasil, festival que se iniciou em setembro e apresenta 11 filmes do cineasta, Doutor Gama onde será exibido o filme e o debate abordará a escravidão no Brasil e Cine Samba que celebra o genero musical. Sendo assim, excelentes eventos estão garantidos, venha aproveitar!
Além dos eventos, em celebração ao Dia das Crianças e ao Dia Internacional do Idoso o CCJF lança a campanha Solidariedade não tem Idade, que tem como objetivo arrecadar roupas (novas ou em bom estado), artigos de higiene e fraldas (infantis e para adultos), além de brinquedos. Os itens doados serão distribuídos à crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social. O ponto de coleta será na nossa recepção de terça a domingo, de 11h às 19h, até dia 31 de outubro. Separe suas doações e participe!
A maioria dos eventos seguem sendo oferecidos gratuitamente ou a preços populares. Confira a programação completa abaixo ou pelo site do CCJF: https://www10.trf2.jus.br/ccjf/programacao-presencial/