Jornal DR1

Projeto gratuito que estimula a leitura e a escrita beneficiou cerca de 9 mil estudantes da rede pública de Niterói, Itapemirim e Itupeva em 2022

Iniciativa da Evoluir foi implementada em 18 escolas de Niterói, Itapemirim e Itupeva, ensinando a garotada a construir seu próprio livro e equipando bibliotecas públicas com novo acervo de obras infanto-juvenis

Um aplicativo de construção colaborativa de conteúdo, técnicas de scrapbook, materiais artísticos e muita imaginação para construir seu próprio livro. Essa é uma das atividades diferenciadas oferecidas pelo projeto gratuito Story Jam, implementado pela Evoluir, empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral, nos municípios de Niterói (RJ), Itapemirim (ES) e Itupeva (SP). Ao todo, cerca de 9 mil estudantes da rede pública de ensino foram beneficiados em 2022.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com patrocínio de empresas privadas, o Story Jam tem o propósito de ampliar o acesso e fomentar o gosto pela leitura, tudo de uma maneira leve e divertida.  Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, uma das práticas de ensino mais modernas, incluiu uma capacitação para as professoras e os professores, eventos especiais para a construção do livro e contação de histórias, e a doação de um acervo de livros infanto-juvenis da Editora Evoluir e de outras editoras para incrementar as bibliotecas escolares.

“Em todos os municípios, cada um com a sua realidade e particularidades, encontramos secretarias, coordenações e equipes pedagógicas engajadas e interessadas no desenvolvimento de habilidades e competências da escrita, leitura e comunicação de um modo geral, sobretudo considerando o pós-pandemia”, conta Francis Dias, coordenador do projeto na Evoluir. “Foi muito gratificante poder conhecer essas pessoas e compartilhar formações, experiências e vivências presenciais. Em todos os lugares, a felicidade dos encontros era notável”.

Francis destaca que as contações de histórias levaram a reflexões profundas sobre o autocuidado e o cuidado com o planeta, e a utilização de um jogo de tabuleiro exclusivo fortaleceu conhecimentos técnicos com muita diversão, proporcionando o desenvolvimento de narrativas super criativas no aplicativo e nas personalizações artísticas. “Em cada lugar, vimos a satisfação no rosto dos participantes e ouvimos relatos muito edificantes, com frases como ‘nunca tinha escrito uma história assim, inventando tudo!, ‘deu até vontade de virar escritora’, ‘a partir de hoje vou escrever mais’, ou ‘olha minha arte que bonita, minha mãe vai ficar orgulhosa!’. Foi muito gratificante para toda a equipe”.

O coordenador da Evoluir ressalta ainda que as entregas dos livros e os eventos, além das formações, deixam sentimentos de beleza pedagógica e cidadã – já com saudades e vontade de mais. “É interessante pensar que essas vivências marcaram as vidas de todas as pessoas envolvidas, com memórias do que passou e incentivos para o futuro dentro e fora das escolas, pois também envolvemos as famílias e a comunidade, seja quando a criança diz que baixará o aplicativo nos celulares para poder criar mais, ou ainda quando sabemos que os livros também chegarão em bibliotecas populares, além das escolares”, diz. “Fico contentíssimo por saber o alcance permanente que seguirá, isso nos motiva a querer continuar e fazer mais, em tantos outros lugares”, conclui Francis.

“Aqui em Niterói, a vivência dos estudantes com o aplicativo aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro nas bibliotecas populares e foi muito animado. Os alunos e os professores gostaram muito da experiência. Houve contação de história com a artista Eliza Moreno, jogos e brincadeiras envolvendo leitura, escrita e uso do aplicativo Story Jam, criação autoral e impressão da história. Dava para ver na expressão de cada estudante a felicidade por estar participando da atividade. Além disso, cada escola envolvida foi contemplada com um conjunto de livros de literatura infantojuvenil que ajudou a ampliar o acervo. A formação com os professores foi muito proveitosa, ajudou a ambientá-los, engajá-los na tarefa e aguçou a curiosidade para o uso do aplicativo. No evento presencial, cada aluno teve a oportunidade de refletir sobre a produção escrita, o que impactou seu modo de perceber a escrita autoral. Assim, consideramos que o projeto foi um sucesso e tem um enorme potencial”, conta Liliane Balonecker Daluz, da coordenação de Educação e Cultura em Niterói.

“Para nós, enquanto Secretaria de Cultura, ficamos encantados com todo o processo do projeto, desde a parte preparatória, com a equipe muito engajada, muito atenciosa. Gostei bastante da forma que ele se desenvolve, aquele momento de contação de história que envolve a criança e o público em geral. Nesse contexto, traz até os alunos a realidade da história, da contação, da criação e imaginação. Depois, tem os pequenos grupos para a parte de produção do livro, vimos como as crianças se dedicaram, como sai coisa bacana, histórias bem elaboradas. O Story Jam é impressionante nesse quesito, faz com que a criança coloque em prática a sua imaginação, a escrita, seu lado artístico. Foi muito bom ter participado com vocês, foi uma data especial para a gente, estávamos comemorando o aniversário de 10 anos da nossa biblioteca, e ter essa realização nesse contexto foi muito bom. Espero que tenha mais vezes”, diz Suelen França de Souza Moreira, da Secretaria de Cultura de Itapemirim.

“O Story Jam foi bem recebido pela escola CEMEB Jardim Vitória,  pois, por ser uma escola de tempo integral, proporciona a seus alunos atividades diversificadas em todas as áreas. Na área de Linguagens já fazem um belo trabalho de leitura ao longo do ano letivo, que culmina com saraus literários, realizados com e pelos alunos e seus professores, com a participação/visitação dos pais. Nesse sentido, a iniciativa veio somar esforços para ampliar e suscitar em nossos professores e alunos a importância da leitura, o quanto ela proporciona o aumento significativo dos conhecimentos. O evento foi um dia muito produtivo para todos: os professores puderam observar bem de perto mais uma estratégia/ferramenta para trabalhar com leitura e produção de texto, e os alunos puderam vivenciar de maneira divertida e prazerosa momentos de leitura, criação e produção de texto, com histórias criadas por eles. Todos também gostaram muito dos livros de leitura recebidos. Valéria Muraro, de Itupeva.

Sobre o Story Jam

O Story Jam é um projeto ludo-pedagógico criado pela Evoluir com o propósito de incentivar a prática da leitura e da escrita entre jovens e crianças, colaborando com a ampliação do acesso da população aos livros. Suas atividades se baseiam na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), moderna técnica de aprendizagem onde estudantes  colocam a mão na massa e se tornam protagonistas de sua própria formação, desenvolvendo habilidades como curiosidade, criatividade, resiliência e determinação. Tudo alinhado às competências da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Além de possibilitar  a elaboração de seus próprios livros com a utilização do aplicativo colaborativo Story Jam, também incentiva a criação de clubes de leitura, incluindo a doação de 260 livros divididos em 10 títulos infantojuvenis da Editora Evoluir e três de outras editoras para equipar as bibliotecas escolares, tratando de assuntos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e  torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: www.evoluir.com.br

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 19 NOV 24