O Jornal DR1 foi até o Município de Itaboraí, na Região Metropolitana do Estado para conhecer o IVA Park. A visita aconteceu na última quinta-feira (27), além de conhecer o local onde o projeto está inserido, sendo o primeiro IVA Park criado, nossa equipe conversou com o presidente fundador, o professor Helvio Costa, que também é diretor da faculdade FACES, localizada na mesma cidade.
O Projeto IVA tem como executor o Instituto Cooperar Brasil é financiado pela WOSI&T, uma fundação internacional sediada em Genebra na Suíça, é essa instituição quem arrecada os fundos necessários para o financiamento do programa social que promove acesso aos Direitos e Garantias Fundamentais do Cidadão.
O IVA Park também trabalha na ressocialização e no incentivo a piscicultura, em Campos dos Goytacazes, o projeto está dentro da unidade prisional do DEGASE, ensinando a jovens infratores um ofício ajudando na luta pela ressocialização e contra a reincidência criminal.
Atualmente o cultivo do peixe tilápia no IVA visa a exportação, entretanto a parte social segue ativa, com os trabalhadores tendo acesso a peixes, gerando empregos e ajudando na economia, o ambicioso projeto ainda prevê num futuro breve o cultivo de camarão, peixes ornamentais e rã. Aumentando sua produtividade e buscando aumentar a geração de empregos e fomentando a economia local.