A partir de oficinas e atividades in loco, o projeto “Em Cena Pela Vida das Lagoas”, realiza um trabalho lúdico e crítico sobre as relações do homem com o meio ambiente
Cerca de 35 alunos de uma escola pública em área de comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro desenvolveram e aprimoraram habilidades cênicas por meio do projeto “Em Cena Pela Vida das Lagoas”, ação educativa e socioambiental promovida pela Iguá, concessionária de saneamento básico que atende a 19 bairros da Zona Oeste. Com aulas teóricas e práticas, o projeto trabalha a educação ambiental por meio da arte e incentiva os jovens a criarem uma conexão com o meio ambiente local. A atividade está em sua primeira edição, e prevê ainda mais dois anos de atividades.
O Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, onde a Iguá realiza atividades de dragagem, é um dos protagonistas do projeto e é tema das produções artísticas desenvolvidas pelos alunos e professores. Atualmente estão sendo criadas na Lagoa da Tijuca três novas áreas de manguezais, mais uma iniciativa ambiental que as crianças e adolescentes terão a oportunidade de ver de perto.
Durante o programa, uma equipe multidisciplinar trabalhou temas relevantes à educação ambiental de forma integrada às ferramentas da comunicação, como criação de roteiro, apresentação, atuação e edição. Ao todo, foram realizadas 12 aulas até dezembro de 2024 para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Claudio Besserman Vianna (Bussunda), no Rio das Pedras. A instituição recebe estudantes de comunidades do entorno, como Rio das Pedras, Muzema, Tijuquinha e Morro do Banco.
Foram trabalhados temas com o uso responsável e racional da água e o manejo adequado dos resíduos sólidos, cujo descarte irregular pode trazer prejuízos graves aos corpos hídricos. Tais assuntos são essenciais para que os jovens estabeleçam e promovam, desde cedo, um convívio saudável com o meio ambiente. Em 2025, o programa chega para as turmas de ensino médio da escola, que participarão de oficinas de cinema e da produção de um curta.
“A Iguá se orgulha de proporcionar uma experiência imersiva e transformadora para crianças e adolescentes de áreas vulneráveis no entorno do Complexo Lagunar. Esse contato com o meio ambiente é crucial para uma educação ambiental mais assertiva e construção de valores socioambientais duradouros.”, afirma Leonardo Soares, Diretor para Assuntos Corporativos da Iguá Rio.
Para celebrar o final do programa em 2024, os alunos do ensino fundamental se apresentaram neste dia 18, com um teatro de fantoches. Aberto a toda comunidade escolar, familiares e colaboradores da Iguá, as crianças colocaram em prática tudo o que foi aprendido sobre o Complexo Lagunar ao longo do ano.