Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Projeto Vou Fazer Arte está com inscrições para formação em artes visuais até 7 de abril

O Observatório de Favelas está com inscrições abertas desde o dia 21 de março para a edição 2023 do Projeto Vou Fazer Arte. A iniciativa consiste numa formação em artes visuais para adolescentes e jovens moradores do Conjunto de Favelas da Maré e áreas adjacentes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente até 7 de abril no Galpão Bela Maré, localizado na localizado na Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré, Rio de Janeiro – RJ.

A iniciativa oferece 30 vagas para adolescentes entre 14 e 17 anos que sejam moradores da Maré e suas adjacências. Para se inscrever é necessário o adolescente estar acompanhado do pai, mãe ou responsável e apresentar o comprovante de matrícula da escola; documento de identificação do adolescente, documento de identificação do responsável e um comprovante de residência. As vagas são garantidas por ordem de inscrição.

Para este ano, o projeto terá quatro encontros teóricos e três práticos, duas oficinas com artistas convidados, dois encontros em instituições culturais na cidade do Rio de Janeiro e uma visita a ateliê de artistas. Os encontros práticos e oficinas são processos de criação de obras de arte que irão integrar uma exposição, protagonizada pelos participantes ao final da formação.

A coordenadora de educação do Galpão Bela Maré, Anna Luisa Oliveira, o objetivo de fazer a parte prática através das visitas é o de enriquecer a formação e, ao mesmo tempo, fazer disso uma conexão com a criatividade que o adolescente tem.

“Temos a expectativa de reunir os adolescentes para fazê-los pensar e produzir arte contemporânea, tendo as favelas e periferias como eixos centrais, e sobretudo, a vivência da fase adolescente como impulsionadora de criatividade revelando sonhos, projetos e desejos através das obras que se tornarão uma exposição no fim da formação. Por isso, além dos já tradicionais encontros práticos, visitas às instituições e imersões, teremos visitas em ateliês de artistas o que enriquecerá a formação”, explicou Anna, acrescentando que todos os encontros terão almoço e lanche garantidos aos alunos.

Sobre o tema da edição de 2023, o “Tudo Acontece no Agora”, a coordenadora afirma que se trata de uma “convocatória” para o adolescente pensar de maneira reflexiva sobre os sentimentos e percepções que carrega dentro de si e como traduzi-los em produção e criação de arte contemporânea. Ela acrescenta que essa perspectiva tem que estar relacionada à Maré.

“Na perspectiva de que o agora é um tempo manifesto, o projeto propõe-se a investigar as trajetórias de vidas a partir do que temos no território da Maré em suas ruas, histórias e memórias. Queremos provocar a turma a criar inventários de mundos, constelações de desejos e grafias luminosas que tem como caminho conceitual os movimentos e luzes presentes não só no universo cósmico, mas também nas pistas dos bailes de favela, alinhando-se à proposta conceitual do Galpão Bela Maré para o ano de 2023”, enfatiza.

A exposição, com o resultado da formação, estará disponível para visitação do público entre 01 de julho a 01 de agosto, e durante o período em que estiver em cartaz a turma realizará bate papo e oficinas criativas para os públicos visitantes.

Serviço:

Inscrições – Vou Fazer Arte 2023
Público: Adolescentes de 14 a 17 anos (30 vagas)
Documentos necessários: RG do adolescente, RG do pai, mãe ou responsável, comprovante de matrícula escolar e comprovante de residência.
Local das inscrições: Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré, Rio de Janeiro – RJ.
Período: 21 de março a 7 de abril
Whatsapp do Bela para mais informações : (21) 97879-5881

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20