Jornal DR1

Projetos incentivados na saúde, esporte e cultura devem receber R$ 6,1 bilhões em 2024

Crescimento pode chegar a 29%; empresas utilizam Leis de Incentivo Fiscal para apoiar iniciativas conectadas ao seu propósito, beneficiando milhares de pessoas

No Brasil, as Leis de Incentivo Fiscal desempenham um papel fundamental ao permitir que as empresas destinem parte do imposto devido para causas sociais que impactam diretamente a sociedade. Por meio dessas leis, projetos em áreas como saúde, esporte e cultura se fortalecem, transformando recursos públicos em benefícios concretos para a população. Um levantamento da Simbi, social tech especializada na gestão de investimentos sociais corporativos, indica que os investimentos fiscais nessas áreas devem atingir R$ 6,1 bilhões em 2024 — um crescimento de 29% no volume de recursos em relação a 2023. Os números refletem ações de empresas que utilizam a legislação para ampliar seu compromisso social e melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde atuam.

Um exemplo é a Neodent. Em Curitiba, a empresa líder no segmento odontológico apoia instituições como o Hospital Pequeno Príncipe, referência mundial no atendimento infantil. Com uma parceria de nove anos, a instituição vem impulsionando projetos que possuem frentes de atuação em saúde bucal, o que reafirma e fortalece o propósito e os compromissos da empresa incentivadora. Com o apoio, o hospital já ofereceu milhares de atendimentos odontológicos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que estavam em tratamento de doenças de média e alta complexidade. É também através da Lei de Incentivo à Cultura que a Neodent incentiva o Pequeno Príncipe, tendo destinado recursos a um projeto que tem o objetivo de oferecer atividades culturais a pacientes, familiares e colaboradores.

“Acreditamos que direitos não são privilégios e que todas as crianças devem receber o melhor atendimento possível. Com o apoio de pessoas físicas e de empresas como a Neodent, estamos conseguindo promover constantes melhorias na nossa estrutura e colhendo resultados importantes, como o avanço do conhecimento, a formação de profissionais de alto nível e produção de inovação com benefícios diretos à sociedade. Somos o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil e seguimos transformando a vida de milhares de crianças há mais de 100 anos”, ressalta a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro. 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded