Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Qual o destino das moedas jogadas na Fontana di Trevi, em Roma?

Rome, Italy - November 1, 2016: tourist near Trevi Fountain in Rome city. It is it is the largest Baroque fountain in the Rome and one of the most famous fountains in the world.

São cerca de 3 mil euros diários; Dinheiro financia banco de alimentos e cozinha comunitária

Você já deve ter se perguntado: Para onde vai o dinheiro que jogamos nas fontes? A Fontana di Trevi, é conhecida como um turismo obrigatório para quem vai visitar Roma, é uma das fontes mais famosas do mundo, servindo até para cenários de filmes. 

A Fontana é conhecida por ser um local onde as pessoas jogam moedas desejando amor, saúde ou até mesmo retornar à Cidade Eterna. E anualmente o número de moedas recolhidas no ponto turístico mais famoso de Roma, impressiona. Mas a pergunta que fica é: Para onde vai o dinheiro? E o que acontece com as moedas acumuladas no local?

De acordo com a agência de notícias britânica, Reuters, durante vários dias, as moedas se acumulam antes de serem coletadas e transportadas para a divisão da Caritas em Roma, uma organização de caridade católica de alcance global. 

Lá, as moedas passam por um processo de secagem, limpeza e contagem. Os fundos angariados são direcionados para apoiar um banco de alimentos, um refeitório e programas de assistência social. Placas ao redor da fonte explicam que as doações serão usadas para a caridade – uma ideia que atrai muitos turistas que fazem questão de posar ao lado deste ponto histórico.

Durante duas vezes na semana, pelo menos até quatro trabalhadores recolhem as moedas, é o que afirma o gerente da ACEA, Francesco Prisco. A fonte é drenada para limpeza duas vezes por mês.

No ano de 2022, a Caritas arrecadou 1,4 milhão de euros (US$1,52 milhão), e a expectativa é que esse número aumente nos anos seguintes. Roma é conhecida por ser uma das cidades mais visitadas do mundo, com 21 milhões de turistas.

Sobre a Fontana di Trevi:

A Fonte de Trevi, concluída em 1762, cobre um lado do Palazzo Poli, no centro de Roma, com as estátuas de tritões guiando a carruagem do deus Oceanus, ilustrando o tema da domesticação das águas. 

É proibida a entrada de turistas na água, caso descumpram a regra, os visitantes enfrentarão multas.  

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença