Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Quarta edição do Alafiá Mundo contará com o dançarino Carlinho de Jesus

 

 

O dançarino Carlinhos de Jesus é o convidado da quarta edição do “Alafiá Mundo”, evento internacional que promove o resgate histórico da arte negra e da cultura afro-brasileira. O encontro, será conduzido pela Dra. Helena Theodoro com tradução simultânea em português e inglês, dia 09 de junho, às 19h30, na plataforma Zoom.

Foto: Reprodução

Referência mundial da dança de salão, o coreógrafo nascido em Marechal Hermes e criado em Cavalcanti, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, vai falar dos mais de 30 anos de carreira, paixão e dedicação ao ritmo que ganhou o mundo através da sua representação. O artista foi o pioneiro na campanha pela valorização, respeito e profissionalização do gênero no país.
Para uma das idealizadoras do projeto, Helena Theodoro, Doutora em filosofia (UFG), Mestre em Educação (UFRJ), Pós-Graduação em Tecnologia Educacional – Fundação Konrad Adenauer (Alemanha); Especialista em Cultura Negra e Carnaval a participação do coreógrafo  no “Alafiá Mundo” enriquece a história e a cultura do povo brasileiro: “Vamos falar sobre a sua experiência nas Comissões de Frentes de diversas conceituadas Escolas de samba como: GRES Portela, Porto da Pedra e Mangueira ( por onde ficou onze anos consecutivos).
Dra. Helena Theodoro também vai revelar a história da Comissão de Frente jamais contada nas escolas de ensino tradicional. Já parou para pensar que a ESCOLA de samba oferece uma grande aula para mais 30.000 pessoas ao mesmo tempo?
Ambos tem muito para compartilhar. Carlinhos complementa que o significado da palavra alafiá,  que quer dizer confirmação de algo positivo, reflete o que ele transmite através da dança: “Em cada passo, percorremos diversos caminhos. Em cada giro, viajamos o mundo”.
Juntos Carlinhos, Helena e os participantes do projeto convidam a todos para “Alafiá Mundo!”

Serviço:
Alafiá Mundo
Quando: 09 de junho
Hora: 19h30
Onde adquirir o ingresso: https://linktree.com.br/new/alafiamundo
Instagram: https://www.instagram.com/alafiamundo/

Alafiá Mundo
Surgiu em 2020 no encontro de Jana Guinond (RJ/Brasil), Zakiya Carr Johnson (Atlanta-EUA), e a conteudista Dra. Helena Theodoro ( RJ / Brasil) que acreditam na importância do diálogo entre gerações e transnacionais, com a fé num mundo fraterno, pleno de alianças que ajudam na superação de momentos difíceis como os que estamos vivendo.
A iniciativa promove o resgate das memórias e a valorização do Patrimônio Cultural do Brasil: O Alafiá Mundo no ano de 2020 reuniu através de um encontro online, representatividades como: Martinho da Vila, Selminha Sorriso (Porta-bandeira da GRES Beija Flor), Tia Glorinha do Salgueiro (Presidente da ala das baianas do GRES Salgueiro), Mãe Meninazinha de Oxum, Bira Presidente do GR Cacique de Ramos e Vovô do Ilê Aiyê, Salvador – Bahia.
No ano de 2021, o Alafiá Mundo é composto por Dra Helena Theodoro, Jana Guinond, Kiratiana Freelon e Tainá Almeida que reúne diversas pessoas que compartilham conosco a sua trajetória e conhecimento. E contamos com as presenças de: Dra. Sheila Walker (EUA), Juan Angola Maconde (Bolívia), Lucia Molina (Argentina), Mara Salgado (Chile), Raul Platicon (Colômbia), Fernanda Felisberto, Rubem Confete, Carlinhos de Jesus, Danielle Almeida, Milton Cunha, Dudu Nobre, Lucinha Nobre, Marcos Moura do Amazonas, João Jorge do Olodum, Salvador – Bahia e Awurê (Brasil).
Carlinhos de Jesus

Carlinhos de Jesus
De acordo com o site do artista: www.carlinhosdejesus.com.br são mais de 30 anos dedicados à arte da dança de salão. Foi pioneiro na campanha pela valorização, respeito e profissionalização do gênero no país. A história de Carlinhos de Jesus já virou biografia “Vem dançar comigo”. Morador de Copacabana, sua rotina de trabalho segue o compasso do dois pra lá, dois pra cá em ritmo acelerado. Já foi inúmeras vezes convidado a representar o país no exterior. E o amor pela dança também vem de longe: começou aos 4 anos de idade. Formado em Pedagogia, preferiu a arte para vencer na vida e com toda a certeza não se arrependeu. Ele recebe de braços abertos novos e atuais alunos na sua Casa de Dança Carlinhos de Jesus no Rio de Janeiro e São Paulo.

Foto: Reprodução

Helena Theodoro
Bacharel em Direito e Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Filosofia, Pós-Doutora em História Comparada. Pesquisadora da história e da cultura afro-brasileira, escolas de samba, religiões e espiritualidade de matriz africana, educação, processos culturais, sexualidade. Foi jurada do Estandarte de Ouro (Jornal O Globo) por vinte e sete anos. Foi Professora Auxiliar da Universidade Estácio de Sá, Coordenadora da Pós-Graduação de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da FAETEC/RJ e Professora no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFRJ/UFRJ). Tem vários artigos e livros publicados – “Mito e Espiritualidade: Mulheres Negras”, “Os Ibéjis e o Carnaval”, “Caderno de Cultura Afro-Brasileira”, “Iansã, Rainha dos Ventos e Tempestades” e, o mais recente, “Martinho da Vila: Reflexos no Espelho”, em 2019. Atualmente é Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Elas e Coordenadora do grupo de pesquisa de carnaval LUPA do IFCS/UFRJ.

Para conhecer um pouco mais da obra de Helena na internet, sugerimos seus blog, site e Instagram. Como também seu artigo “Mulheres Negras Sempre Guerreiras” para a Revista da ABPN em que trata das estratégias de resistências desde o combate à escravidão, passando pela violência cotidiana e a força da religiosidade. O texto completo está no link: www.bit.ly/artigohelena

Outros links:
Site – www.historiasdatheodoro.com.br
Blog – www.blogdatheodoro.blogspot.com
Instagram – @helenatheodoro_

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias