Novo terminal oferece um ponto de conexão para ônibus e vans da Estrada do Magarça e possui um bicicletário para 250 bicicletas
A Prefeitura do Rio inaugurou ontem (31) o Terminal Magarça, em Guaratiba, que faz parte do corredor Transoeste, tendo como seu primeiro dia útil de funcionamento nesta segunda-feira (01). O empreendimento é projeto da prefeitura de transformar, além do Magarça, as estações Curral Falso, Mato Alto e Pingo d´Água em terminais. O investimento é avaliado em R$ 180 milhões.
A abertura do novo terminal acontece três meses após a inauguração da Nova Transoeste, que teve 31 quilômetros de calhas revitalizadas e recuperação das pistas.
Estiveram presentes na inauguração o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere; as secretárias municipais de Infraestrutura, Jessick Trairi, e de Transportes, Maína Celidônio; a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin, e o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.
“O sistema de BRT estava completamente destruído. Na perspectiva da população era praticamente impossível retomar o serviço. Hoje, são mais de 700 ônibus novos comprados e rodando pela cidade, os amarelinhos. A Transoeste está toda reconstruída, tem os novos terminais”, disse Eduardo Cavaliere.
O secretário municipal da Casa Civil relembrou ainda a inauguração completa do corredor Transbrasil, com paradas em todas as estações e calha de segregação. “Um dia histórico, que inaugura um novo capítulo da história dos transportes do Rio de Janeiro”, declarou.
O Terminal Magarça ganhou um novo módulo, conectado ao já existente, e um terminal alimentador de ônibus e vans, vindos da Estrada do Magarça. No local foi construído ainda um bicicletário com capacidade para 250 bicicletas. As obras dos outros três terminais ainda seguem em andamento.