Mais conhecido como Didi Mocó, Renato Aragão fez seu legado no humor nacional como líder do quarteto mais atrapalhado do Brasil
Antônio Renato Aragão, também conhecido popularmente como Didi, nasceu no dia 13 de janeiro de 1935, em Sobral, no Ceará. Filho do escritor Paulo Ximenes Aragão e da professora Dinorá Lins, cresceu em uma família de classe média. Aos 88 anos, é consagrado como um dos grandes nomes da teledramaturgia nos últimos tempos.
Com um currículo extenso, Renato é ator, comediante, diretor, produtor, humorista, poeta, escritor, roteirista, apresentador, advogado, cineasta, empresário, redator e dublador. Entrou para a história da televisão ao interpretar seu personagem de maior sucesso, “Didi Mocó”, em Os Trapalhões, na década de 1970 e 1980.
Em 1960, Renato fez sua primeira aparição na TV Ceará, no programa Vídeo Alegre, quando o personagem Didi, surgiu, após concluir que seu verdadeiro nome, não combinava com o humor. Em 1961, Renato formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Em 1964, Renato Aragão foi para o Rio de Janeiro estudar direção de programas, mas logo começou a trabalhar em um programa de humor da TV Tupi.
Em 1966, o humorista foi contratado pela TV Excelsior, de São Paulo, onde contracenou no programa “Adoráveis Trapalhões”, que reunia além de Didi, Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O grupo “Os Trapalhões” entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, em 1997, como o humorístico brasileiro que permaneceu por mais tempo em exibição na TV. O sucesso estrondoso do quarteto não parou por aí, além do programa, teve também diversos filmes e participações especiais na programação da Globo.
Produziu, atuou e dirigiu em torno de 47 filmes. Em 1990 e em 1994 aconteceu respectivamente a morte de Zacarias e Mussum, dando o fim ao grupo “Os Trapalhões”. Porém em 1998, Renato voltou com o programa inédito e também em um novo formato, “A Turma do Didi”, com seu antigo colega, Dedé.
Renato Aragão foi nomeado embaixador da UNICEF no Brasil. A partir do ano de 1986, o ator passou a apresentar – ao vivo para todo o Brasil – o “Criança Esperança “, programa anual e muito conhecido da TV Globo, que ajuda diversas crianças carentes em todo o país. Com diversos artistas e grande parte do elenco da emissora, até o presente momento o programa ainda tem bastante destaque na TV.