Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Reunião em Brasília para Debater Violência nas Escolas

 

Governadores dos estados se uniram ao Presidente Lula e representantes dis Três Poderes para debater ações para a segurança de escolas.

Os últimos casos de ataques a escolas e creches tem não apenas preocupado pais e professores, mas a sociedade como um todo, por isso, a urgência em criar medidas de segurança tanto para prevenir os ataques quanto para contê-los em ação. Foi por esse motivo que uma reunião feita em Brasília nessa última terça-feira (18/04) para se debater as medidas de segurança nas escolas. Neste encontro, representando o Estado e o munício do Rio de Janeiro, estavam a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, o governador em exercício, Thiago Pampolha e do secretário da Casa Civil, Adilson Faria. A reunião foi feita no Palácio do Planalto e comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Líderes executivos dos demais estados também estavam presentes no encontro.

Na reunião, o Ministro da Educação Camilo Santana anunciou mais recursos para estados e municípios e escolas investirem em medidas voltadas para a segurança e também e ao atendimento psicossocial nas redes de ensino. O presidente Lula anunciou um programa de implantação de ações integradas de proteção ao ambiente escolar, como infraestrutura, equipamentos, formação de apoio para os núcleos de atendimento psicossocial.

O dirigente também criticou ferrenhamente a violência disseminada em grupos nas redes sociais e nas plataformas de internet e a disseminação de fakenews pelas mesmas. Já o Ministro da Justiça da Segurança Pública Flávio Dino falou sobre uma “epidemia” de violência que chegou nas escolas, que se originou na internet, por isso, a importância do Governo em regular a internet e as redes sociais no País para identificar e combater grupos de disseminação de ódio que promove e incentiva ataques as escolas.

Rodrigo Pacheco, o Presidente do Senado e Congresso Nacional garantiu que o legislativo está completamente atento e comprometido com a pauta de segurança nas escolas. O mesmo lembrou que o senado aprovou o projeto de combate a fakenews em 2020 e está certo que a Câmara dos Deputados irá aprovar a proposta. Arthur Lira, presidente da Câmera anunciou que o projeto estará na pauta do plenário nos dias 26 e 27 desse mês.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias