Jornal DR1

Rio cria sistema integrado para unificar dados das polícias e combater o crime com mais eficiência

policia_militar_rio_de_janeiro_rj-e1691540239892

Governo prevê início da operação do Sisp nos próximos 90 dias; objetivo é agilizar atendimento ao cidadão e melhorar o planejamento das ações de segurança pública

O governo do Rio de Janeiro anunciou a criação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que vai unificar os dados da Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos do Sistema de Justiça Criminal, como parte de um novo modelo de gestão e governança da informação.

O sistema tem como objetivo aumentar a eficiência no combate ao crime, melhorar o planejamento das políticas públicas e agilizar o atendimento ao cidadão. A previsão é que o Sisp comece a operar nos próximos 90 dias, e que a integração total dos sistemas existentes ocorra em até 180 dias após o início da implantação.

“Estamos dando um passo decisivo rumo a uma segurança pública mais moderna, eficiente e conectada. A integração das informações vai fortalecer a atuação das nossas forças de segurança e beneficiar diretamente a população fluminense”, disse o governador Cláudio Castro.

Investimento e estrutura

            O Sisp contará com uma coordenadoria própria e será gerido pela Secretaria de Segurança Pública. Segundo o secretário Victor dos Santos, o sistema representa um avanço tecnológico e institucional e trará mais agilidade à tomada de decisões estratégicas no enfrentamento da criminalidade.

Desde o início da gestão, o governo afirma ter investido mais de R$ 4,5 bilhões na área de segurança pública, com foco em modernização de equipamentos, sistemas, tecnologia e inteligência.

O decreto que cria oficialmente o Sisp foi publicado na última terça-feira (29/07) no Diário Oficial do Estado.

A expectativa é que a centralização e o cruzamento de dados tragam respostas mais rápidas e eficientes em operações policiais e no combate ao crime organizado, além de permitir planejamento mais eficaz das políticas de segurança.

Confira também

Nosso canal