Jornal DR1

Rio cria sistema integrado para unificar dados das polícias e combater o crime com mais eficiência

policia_militar_rio_de_janeiro_rj-e1691540239892

Governo prevê início da operação do Sisp nos próximos 90 dias; objetivo é agilizar atendimento ao cidadão e melhorar o planejamento das ações de segurança pública

O governo do Rio de Janeiro anunciou a criação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que vai unificar os dados da Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos do Sistema de Justiça Criminal, como parte de um novo modelo de gestão e governança da informação.

O sistema tem como objetivo aumentar a eficiência no combate ao crime, melhorar o planejamento das políticas públicas e agilizar o atendimento ao cidadão. A previsão é que o Sisp comece a operar nos próximos 90 dias, e que a integração total dos sistemas existentes ocorra em até 180 dias após o início da implantação.

“Estamos dando um passo decisivo rumo a uma segurança pública mais moderna, eficiente e conectada. A integração das informações vai fortalecer a atuação das nossas forças de segurança e beneficiar diretamente a população fluminense”, disse o governador Cláudio Castro.

Investimento e estrutura

            O Sisp contará com uma coordenadoria própria e será gerido pela Secretaria de Segurança Pública. Segundo o secretário Victor dos Santos, o sistema representa um avanço tecnológico e institucional e trará mais agilidade à tomada de decisões estratégicas no enfrentamento da criminalidade.

Desde o início da gestão, o governo afirma ter investido mais de R$ 4,5 bilhões na área de segurança pública, com foco em modernização de equipamentos, sistemas, tecnologia e inteligência.

O decreto que cria oficialmente o Sisp foi publicado na última terça-feira (29/07) no Diário Oficial do Estado.

A expectativa é que a centralização e o cruzamento de dados tragam respostas mais rápidas e eficientes em operações policiais e no combate ao crime organizado, além de permitir planejamento mais eficaz das políticas de segurança.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded