Iniciativa com realização do Instituto Coalizão Rio, do Campo Olímpico de Golfe e das empresas Animabr e Take the Lead tem o propósito de encontrar soluções para tornar a capital fluminense mais segura. Primeira edição do encontro será no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em 9 de agosto, com mesas de debate e palestras
Os desafios que envolvem a segurança pública na cidade do Rio de Janeiro são tema do evento Rio Day-Segurança, que estreia em 9 de agosto no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Por iniciativa do Instituto Coalizão Rio, do Campo Olímpico de Golfe e das empresas Animabr e Take the Lead, o encontro reunirá diferentes atores sociais, a exemplo de autoridades, especialistas e empresários, para discutir soluções inovadoras que inspirem ações concretas para promover a segurança na cidade maravilhosa.
Os temas incluem aperfeiçoamento da legislação para combate ao crime, propostas para minimizar o impacto das “manchas criminais” no comércio e nas indústrias do RJ, emprego da tecnologia para aperfeiçoar os sistemas policial, penal e prisional do RJ, entre outros tópicos.
“A segurança pública é um tema transversal, que afeta a população do Rio de Janeiro, os setores de turismo, educação, saúde, indústria, comércio, serviços, supermercados e farmacêutico, ou seja, a todos os cidadãos cariocas. Precisamos enfrentar o problema de frente, unindo os setores público e privado em busca de soluções. Discussões como a ADPF 635, que está afetando a segurança pública e roubos de cargas no Rio de Janeiro, os prejuízos da ‘bandidolatria’ para a sociedade carioca, ou o entendimento sociológico da criminalidade, dentre outros temas importantes vão ser debatidos com propostas de soluções “, comenta Luís Leão, presidente do Instituto Coalizão Rio.
Ao longo do evento, palestras e painéis com especialistas renomados abordarão vários aspectos da segurança na cidade, bem como workshops e debates com participação e engajamento do público. Também será possível conhecer cases de sucesso, projetos inovadores e tecnologias que podem trazer impacto positivo e soluções avançadas para o setor. Outro destaque vai para os espaços de networking entre participantes, uma possibilidade de trocar conhecimentos e experiências.
Por meio do diálogo promovido no evento, que também envolverá a comunidade, as expectativas incluem desenvolver um plano de ação colaborativo para melhorar a segurança da capital fluminense, estimular parcerias público-privadas, além de aprimorar as políticas públicas e as estratégias de segurança da cidade, estimular a adoção de novas tecnologias e engajar a sociedade civil na busca por um ambiente seguro e inclusivo.
Entre as autoridades, a primeira edição do Rio Day já tem nomes confirmados como: André Ceciliano, Secretário Especial de Assuntos Federativos, Nilton Caldeira, vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro; Silvio Carvalho Junior, presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga); Julio Lopes e Marcelo Queiroz, deputados federais pelo Rio de Janeiro; Coronel Fellipe idealizador do projeto Segurança Presente e fundador do projeto Lei Seca, Presidente do Grupo Sunset; Carlos Portinho, senador pelo Rio de Janeiro; entre outros nomes, que incluem políticos, presidentes de associações, empresários e especialistas.